Quando se fala em turismo em Içara, logo já é possível fazer ligação ao Santuário Diocesano Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, instalado no bairro Morro Bonito (Segunda Linha). No entanto, a cidade conta com inúmeros outros pontos que podem ser considerados como turísticos no município. E a divulgação, para estimular a visitação, é algo que está sendo buscado.
O diretor de Turismo do município, Higor Robetti, cita diversos pontos turísticos de Içara além do santuário, que se tornou referência. Ainda na área religiosa, aponta a existência de duas igrejas na mesma praça (de São Donato e da Misericórdia), algo raro. Na área histórica, há espaços como a igreja de Esperança e o Museu Ferroviário Anselmo Cargnin, que enaltecem o desenvolvimento da cidade através da via férrea. No turismo rural e cultural, o município conta com as recém-criadas rotas Italiana e Açoriana.
Uma das primeiras ações para buscar alavancar o turismo na cidade será a realização de incursões, sendo a primeira agendada para o próximo dia 1º, voltada ao turismo rural. Iniciará com os próprios agricultores e depois deve ser expandido para estudantes e integrantes de clubes de mães. “Antes de ‘vendermos’ a imagem e a oportunidade de conhecimento do turismo da cidade para fora, é importante que quem é da cidade tenha este conhecimento. Por isso vamos iniciar com algo mais interno e depois vamos expandindo”, finaliza Robetti.
Especial Jornal Gazeta