Nos dias 3 e 4 de abril, policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar de Santa Catarina participaram de um treinamento especializado promovido pelo Consulado Geral dos Estados Unidos da América, sediado em Porto Alegre (RS).
A capacitação teve como foco preparar os participantes para atuarem como primeiros interventores em situações de terrorismo envolvendo agentes químicos, biológicos e radiológicos.
O curso foi dividido em duas etapas. Na primeira, foram abordados conceitos teóricos sobre os diferentes tipos de agentes, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), montagem de estações de descontaminação e os principais cuidados em ocorrências dessa natureza.
Na segunda etapa, os participantes realizaram um simulado de atentado com o uso de agente biológico, onde puderam aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos durante o treinamento.
Desde 2020, o BPChoque mantém uma relação sólida de cooperação com o Corpo Consular dos Estados Unidos, fruto da qual quatro policiais militares da unidade já tiveram a oportunidade de participar desse curso de alta especialização.