terça-feira, 4 novembro, 2025
Ultimas noticias

Basílica do Coração Misericordioso de Jesus pauta IGR Encantos do Sul

 A cidade de Siderópolis/SC sediou ontem, dia 30, a terceira edição do Fórum Regional Santa Catarina Um Destino de Fé, iniciativa que vem consolidando o Estado como referência nacional em turismo religioso. O evento  reuniu cerca de 120 participantes, entre autoridades, representantes de municípios, religiosos e profissionais do setor. Hoje, dia 31, segundo dia do evento,  será voltado ao Famtur, uma visita técnica para que agentes de turismo conheçam os atrativos religiosos e os serviços disponíveis no destino.

 

 O encontro buscou promover o fortalecimento da atividade turística ligada à fé, ampliando o reconhecimento dos atrativos espirituais e históricos da região. A realização é fruto de uma parceria entre o projeto Santa Catarina, Destino de Fé, o Governo do Estado de Santa Catarina, a Prefeitura Municipal de Siderópolis, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, a IGR Encantos do Sul, apoio também das prefeituras de Nova Veneza, Treze de Maio, Criciúma, Içara e Ituporanga — este último responsável pela abertura da primeira edição em fevereiro   e do setor privado.

 

A programação foi aberta com a palestra “O Espaço Sagrado”, conduzida por Serginésio Moura, consultor de turismo de Natal (RN), que abordou como transformar locais religiosos em atrativos turísticos, mantendo sua essência espiritual. Ao longo do dia, foram apresentadas as potencialidades turísticas de Siderópolis e Nova Veneza, além dos caminhos de peregrinação do Sul catarinense, como o Caminho Sagrado e o Caminho da Gratidão.

 

Destaque também para a participação do Padre Antônio Vander, reitor da Basílica do Coração Misericordioso de Jesus, de Içara — a única basílica do estado —, que explicou a importância do título e seu papel no turismo de fé. Outro tema debatido foi o impacto da transformação digital nos espaços religiosos e o desafio de equilibrar tecnologia e espiritualidade na promoção desses atrativos.

 

Segundo a gestora do Projeto SC Turismo Religioso, Adriane Rengel, mais do que um encontro de apresentações, o Fórum proporcionou momentos de troca de experiências, articulações estratégicas e fortalecimento da rede de turismo religioso em Santa Catarina. A iniciativa vem se consolidando como ferramenta essencial na regionalização e valorização da fé como vetor de desenvolvimento turístico e cultural. “ O evento foi positivo, de muito debate, de muitas conversas, de muito network, de muitas trocas de experiências e todos focados no fortalecimento e na busca do fortalecimento do turismo religioso dentro de Santa Catarina”, declarou Rengel.

 

Para o presidente da IGR Encantos do Sul, Albertino Ferreira,a terceira edição do Fórum Regional Santa Catarina Um Destino de Fé reforça a importância do turismo religioso como instrumento de valorização cultural, identidade e desenvolvimento econômico para os municípios do Sul e Extremo Sul do Estado. “Ver tantos representantes reunidos em Siderópolis, compartilhando experiências e construindo caminhos conjuntos, é a prova de que estamos no rumo certo. A IGR Encantos do Sul tem orgulho de apoiar essa iniciativa e seguirá incentivando ações que fortaleçam o setor e integrem nossos atrativos de fé à rota turística catarinense”,afirmou Ferreira.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis