sexta-feira, 29 novembro, 2024
Ultimas noticias

Banha de porco é saudável?

A banha nada mais é do que a gordura do próprio animal. Ela pode ser retirada de diversas partes do porco, a mais usual, mas aos que por alguma questão não consomem porco e seus derivados, há opções como a banha de pato e de avestruz, por exemplo. Sua qualidade depende da forma como foi retirada e dos processos que o tecido adiposo do porco sofreu. O importante é que ela seja artesanal, direto do produtor, sem ter sido submetida a processos industriais, que integram na fórmula substâncias como nitritos e nitratos.

Acreditava-se que a banha, tão usada há décadas atrás, causava o entupimento dos vasos sanguíneos e por isso muitas pessoas passaram a utilizar o óleo vegetal (soja, milho, canola) na alimentação do dia-a-dia, devido também ao forte poder da indústria que fez com que a banha de porco fosse esquecida.

Essa troca, que na realidade não é uma boa opção, contribuiu muito para o aumento da obesidade e de doenças cardiovasculares. Alguns estudos inclusive comprovam os benefícios da banha de porco para a saúde, por exemplo: ela combate a depressão por ser rica em ômega 3, que está ligado a um menor risco de desenvolver a doença.

A banha de porco contém as 3 principais gorduras e devemos consumi-las em equilíbrio, sendo 59% de gordura mono e poli (saturadas), a gordura boa do coração presente também no azeite de oliva.

Benefícios:

 

– Aumento do HDL
– Diminuição do LDL
– Rica em ômega 3
– Fonte de vitamina D
– Excelente opção para fritar
– Prevenção cardíaca
– Combate depressão
– Livre de gordura trans (que está presente em grandes quantidades em óleo vegetal industrializado)
– Baixo custo

Dicas:

– Utilize quantidade moderada, pois é calórica.
– Não deixe exposta à luz
– Não reutilize
– Precisa ser sem odor
– Precisa ser pura, sem misturas de outros óleos. A melhor é a artesanal.

 

A banha é rica em colesterol, seu excesso pode ser prejudicial, moderação é a palavra. Colesterol, em quantidades adequadas, é benéfico e necessário ao organismo, seu excesso como qualquer “coisa” se torna maléfico.

A verdade é que apesar de a banha ser vista como uma grande vilã, ela pode sim fazer muito bem para a saúde desde que consumida da maneira certa e com moderação!

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis