Quem tem casa de veraneio ou costuma visitar Balneário Rincão nos meses mais quentes do ano pode se surpreender ao chegar ao município na próxima temporada. Isso porque estão em curso duas grandes obras de infraestrutura e a perspectiva é de que ambas estejam concluídas até dezembro. Uma delas é o calçadão, que promete mudar completamente o cenário da orla na região central.
O prefeito Jairo Custódio explica que o projeto original da primeira etapa previa a implantação de 580 metros de calçadão, entre a antiga New York e o Restaurante Verdão (apenas ponto de referência). Entretanto, foi possível aumentar a extensão. “Nós já ampliamos e vai chegar a praticamente 900 metros, ou seja, aumentamos mais de 300 metros e vai chegar até o arroio, na rua Rio de Janeiro”, informa.
A empresa que venceu a licitação para executar os serviços começa a colocar a parte de meio-fio e a base para o asfalto e logo em seguida inicia a colocação do paver. “Vamos fazer a pista de caminhada e ciclovia para as pessoas naquele local e uma praça. O calçadão vai ter em torno de 17 metros de largura, então uma parte vai ter academia, parque para as crianças, uma pequena quadra de areia iluminada, para que as pessoas possam utilizar também à noite”, descreve Custódio.
O chefe do Executivo classifica a obra como “importantíssima para o Rincão”. Mas diz que as intervenções não param por aí. “Estamos ampliando com a rua Paraná, que vamos abrir o calçadão ali, trazer até o arroio, e também licitamos uma ponte nova para fazer a ligação no calçadão. Estamos trabalhando em volta para que possa facilitar o acesso do Centro até o calçadão à beira-mar”, reforça.
Outra grande obra em andamento em Balneário Rincão é o asfaltamento do acesso a Barra Velha, uma reivindicação antiga da comunidade que começou a sair do papel este ano, garantida por recursos do Governo do Estado. Conforme o prefeito, o trecho recebe os últimos serviços. “Acredito que até o final do mês toda a parte de asfalto vai estar pronta, faltando só a pintura (da sinalização). São quase três quilômetros de pavimentação, ligando o balneário de Barra Velha à Lagoa dos Esteves”, aponta Jairo Custódio.
Especial Jornal Gazeta