Está cada vez mais próximo o desmembramento das comunidades católicas de Balneário Rincão da Paróquia São Miguel, do bairro Vila Nova, em Içara. Já há inclusive uma previsão para que a cidade litorânea passe a contar com uma paróquia. A intenção da Diocese de Criciúma é que isso possa ocorrer no mês de outubro, no entanto, ainda não há uma oficialização de data.
“Já estamos há algum tempo realizando visitas nas comunidades de Balneário Rincão, para conversarmos com os fiéis e trabalharmos esta questão. Eles estão bastante entusiasmados para que se torne paróquia, mas estamos tendo cautela e no momento certo, então vamos realizar a criação”, indica o bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inacio Flach.
Ele destaca que há mais de um ano já há padre trabalhando especificamente com as comunidades religiosas da cidade litorânea. Neste período, o Balneário Rincão já vem sendo atendido pastoralmente como paróquia e economicamente organizada, porém faltam as questões jurídicas para que se oficialize a situação. Até lá, oficialmente segue pertencendo à Paróquia São Miguel.
A luta pela criação da paróquia em Balneário Rincão ganhou força em 2013, quando o distrito emancipou-se de Içara e tornou-se um município. “Ainda vamos realizar pelo menos mais uma visita em cada comunidade antes de oficializarmos este ato. Queremos que o Balneário Rincão tenha consciência do que se trata tornar-se uma paróquia, para que os trabalhos possam ser bem sucedidos”, frisa o líder religioso.
Especial Jornal Gazeta