Os vereadores de Içara aprovaram nesta segunda-feira (27), em primeira votação e por unanimidade o projeto que lei que reconhece os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência no município. O projeto, de autoria do vereador Jairinho (PSD), assegura às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos e garantias das pessoas com deficiência. Vereador Jairinho explicou que o objetivo é permitir acesso a direitos que ajudem essas pessoas a terem melhores condições de vida, pois a doença afeta o sistema nervoso central, causando dores generalizadas.
“A fibromialgia implica severas restrições à existência digna dos pacientes, sendo pacífico que eles possuem uma queda significativa na qualidade de vida, impactando negativamente nos aspectos social, profissional e afetivo”, completou Jairinho. Representantes da Associação de Pessoas com Fibromialgia de Içara (APEFI) acompanharam a votação. A proposta precisa passar em segunda votação, o que deve ocorrer na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia a Síndrome da Fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Essa dor está associada a outros sintomas com fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada), alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. A doença atinge pelo menos 2,5% da população mundial e de cada 10 pacientes, sete a nove são mulheres. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.
Colaboração: Comunicação Câmara de Içara