Depois de deflagrar o processo eleitoral, receber a inscrição de duas chapas, analisar os pedidos de impugnação de ambas e acabar impugnando uma das nominatas, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara e Balneário Rincão (Sindserpi) resolveu suspender a eleição. “Servidores questionam a legalidade da eleição e, tendo em vista que o assessor jurídico do sindicato encontra-se viajando para o exterior, vamos aguardar seu retorno esta semana para estudar uma melhor solução aos questionamentos”, diz o comunicado lançado pela entidade.
Conforme o documento, a atual presidente do sindicato, Edna Benedet, está se aposentando. “E não pretendemos que após vários anos dedicados à categoria e ao sindicato venha a ter sua substituição em um processo eleitoral questionado em sua legalidade, transparência e democracia”, manifesta.
De acordo com a representante da Chapa 2, Jucelma Cipriano, a impugnação ocorreu por uma mudança no estatuto que é contestada por parte da categoria. A modificação diz respeito à necessidade da presença dos membros concorrentes em 40% das assembleias. “Na nossa visão, esta alteração não correspondeu às necessidades mínimas. A convocação foi para assembleia extraordinária, quando o correto seria ordinária, além de que o edital não especificava o assunto que seria tratado”, argumenta.
Especial Jornal Gazeta