O projeto apresentado em maquete, ao prefeito Murialdo Gastaldon e ao vice Sandro Giassi Serafin, nessa semana, é fruto de estudos realizados pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unesc e faz parte da terceira Oficina de Projeto Urbano, que teve como objeto a área central da cidade. Os trabalhos tiveram início em um convênio firmado entre Prefeitura e universidade no ano de 2013 e contou com o envolvimento de 250 acadêmicos e 18 professores.
De nove ideias desenvolvidas pelos estudantes, uma foi transformada em maquete como tema ‘Alternativas de Mobilidade Urbana para o Desenho de Içara’, que será exposta nos próximos dias. O trabalho tem como principais propostas a ligação e integração da linha férrea, construção de um Centro de Eventos no local onde hoje se encontra o Terminal Rodoviário, e a criação de centros comerciais. Tudo pensado e desenvolvido para facilitar o deslocamento e a mobilidade urbana.
Segundo o professor e coordenador do curso de arquitetura, Miguel Angel Pousadela, o projeto mostra à importância de se pensar a mobilidade urbana para a cidade. “Os alunos criaram aquilo que pensam como alternativa urbanística e de mobilidade para Içara”, comenta.
O prefeito Murialdo Gastaldon, se mostrou satisfeito com o resultado da oficina. “Esse projeto é de grande importância para a cidade podendo, inclusive, estar dentro do Plano Diretor. A universidade cumpriu seu papel”, assinala. “Uma proposta interessante, bem desenvolvida”, avalia o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin.
Esse foi o terceiro projeto que a Unesc desenvolveu em municípios da região. O primeiro foi realizado em Urussanga e o segundo em Balneário Rincão.
Colaboração: Imprensa PMI


















