Barão do Rio Branco/Gamin, Esplanada, Jaguara, Jaqueline/Tereza Cristina, Presidente Vargas/Demboski, São José e Vila Nova, nas duas categorias, além de Associação Presidente Vargas no Titular e União do Sul no Aspirante. Essas são as equipes que seguem para a fase final do Campeonato Içarense de Futebol. Expectativa de bons jogos.
Na fase quartas de final, os confrontos serão em partida única. Quem vence a partida passa. No caso de empate, então semifinalista será conhecido através das cobranças de pênaltis.
Francamente falando, o regulamento do Içarense deste ano foi mal feito. Ante mesmo do Congresso Técnico, cheguei a falar que este seria um regulamento mal feito, mas não fui ouvido. E também, até agora não consigo entender como os dirigentes das equipes puderam aprovar este tipo de regulamento.
Caindo somente uma equipe, a primeira fase serviu apenas para jogar por jogar. Sendo assim, é necessário se ter pelo menos uma vantagem de empate ao time de melhor campanha. Em anos anteriores já tivemos modelo semelhante e por causa de partida única sem vantagem, um time muito superior acabou caindo nas cobranças de pênalti, em um dia em que estava chovendo bastante. Empate em 0a 0, sem grandes lances por causa do estado do gramado, e resultado então nos pênaltis.
Quem me conhece sabe que não sou daqueles favoráveis à vantagem de empate. Mas, levando em consideração como foi a disputa na primeira fase e também que há vários times sem campo (o quê seria a única vantagem, o de ser mandante), o direito de empatar é o mínimo.
Mas, de qualquer forma, o melhor regulamento para este Içarense, como explanei antes do Congresso Técnico, era passar três times em cada chave (uma chave tem cinco e outra quatro), sendo o primeiro colocado avançando direto à semifinal e os demais disputando às quartas de final. Isso pelo menos seria coerente e daria mais atração ao campeonato.