O evento promovido pela Techstars, contou com o apoio da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e reuniu mais de 100 pessoas
Empreendedores, estudantes e professores da Abadeus participaram e foram destaque na primeira edição do Startup Weekend de Araranguá. O evento promovido pela Techstars, contou com o apoio da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e reuniu mais de 100 pessoas. O fomento do ecossistema de inovação, por meio da oportunidade de tirar ideias reais do papel, foi o principal objetivo da imersão que durou 54 horas.
O Startup Weekend é um evento imersivo global, aplicado em mais de 200 cidades espalhadas pelo mundo. O intuito é proporcionar um ambiente onde pessoas possam criar soluções de forma colaborativa e impactar localmente ou globalmente o mercado e a vida de pessoas.
“O Startup Weekend está conectado com o objetivo da nossa associação, que é o de levar o máximo de experiências práticas para futuros empreendedores. O evento é uma referência mundial e faz com que os participantes não só desenvolvam o empreendedorismo e a inovação, mas também o aspecto comportamental”, explica o gestor de inovação da Abadeus, Maicon Canever.
Nesta primeira edição do Startup Weekend realizada em Araranguá, a Abadeus ganhou destaque por meio de uma empreendedora incubada no Concretion Lab da entidade. Trata-se de Elisângela Michelle Tavares da Silva, proprietária da Docelis Brownie, que junto da sua equipe, montou uma proposta de negócio apresentada no último dia e avaliada pela banca de jurados, como a número um.
Cerca de 50 ideias foram trazidas pelos participantes, sendo 11 selecionadas para que as equipes fossem formadas e mentoradas. A divisão dos grupos foi feita pela organização do evento. Foram compartilhados diversos workshops sobre processo de validação do problema, Produto Viável Mínimo (MVP) e Pitch.
“A banca avaliou as ideias e classificou as melhores em primeiro e segundo lugar. A validação é feita conforme o melhor desempenho de cada equipe. Os participantes ganham 54 horas para validar o conceito, ir atrás de dados, planejar e por fim, apresentar o pitch final em apenas quatro minutos”, enfatiza a coordenadora pedagógica da Abadeus, Paula Marques.
Equipe vencedora
A ideia que ganhou destaque e foi classificada como vencedora em primeiro lugar foi a “Papai, tô aqui”.Em apenas três dias, o grupo pesquisou dados que comprovam o grande índice de esquecimento de crianças pela parte dos pais, no Brasil, entrevistou mais de 60 moradores de Araranguá, utilizou ferramentas virtuais e por fim, criou uma plataforma online que visa inibir este tipo de problema no país, apontando o distanciamento de uma criança.
Um estudo, realizado pela pesquisadora Driely Costa, da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, apontou que de 2006 a 2018, foram identificados 59 casos de crianças abandonadas em veículos e 25 mortes por insolação. Os pais são mais frequentemente associados a estes incidentes (47%), mas os prestadores de cuidados infantis (42%) e os familiares (10%) também deixaram as crianças sem vigilância nos veículos.
“O esquecimento de crianças dentro do carro, por exemplo, é algo frequente. Muitas pessoas podem achar que isso não é possível, mas os dados comprovam o contrário. Nossa plataforma foi pensada para isso, para ajudar os pais a se lembrarem dos seus filhos, não somente dentro do carro, que é o mais frequente de se ver, mas sim, em todos os lugares que estiver acompanhado dele”, enfatiza Elisângela.
Ideia que será levada adiante
Saimon Manenti Ronqui, professor do Jovens Talentos Empreendedores da Abadeus, também esteve no Startup Weekend. Na equipe de nove pessoas, estavam inseridos também alunos do Programa Jovem Empreendedor da entidade. Eles criaram uma empresa online do zero, para fortalecer o comércio local de vendas na internet com entregas rápidas.
“Criamos em e-commerce, com o intuito de competir com empresas grandes. Mesmo com a falta de habilidade técnica para alguns pontos, nós fomos às ruas de Araranguá, convencemos moradores a aderirem à plataforma e fomos uma das poucas equipes que conseguiu vender o produto”, enfatiza Ronqui.
A equipe dele não foi classificada entre as vencedoras, mas pretende levar a empresa adiante. “Apesar de termos sido bastante elogiados pela banca, não fomos qualificados nos primeiros lugares. Porém, é uma ideia que temos o intuito de prosseguir com ela. A entrega consiste em todos os tipos de mercadorias e de uma forma ágil”, pontua o professor da Abadeus.
Colaboração: NZBT Comunicação