Iniciadas em dezembro, as férias escolares estão perto do fim. Algumas escolas até já retomaram as aulas e, em Içara e Balneário Rincão, o ano letivo começará na próxima segunda-feira, dia 20. Mas, como tornar mais tranquila essa transição para os estudantes? Segundo a psicóloga infantil Maria Eduarda Pacheco, o processo de adaptação funciona de forma diversa, entretanto, o comportamento adequado da família faz a criança se sentir mais confortável na escola.
“A primeira orientação que passamos para os pais é que não deixem para organizar tudo na última hora. Isso pode gerar ansiedade na criança, que vai se sentir despreparada para iniciar o ano letivo”, indica. “É importante preparar os materiais escolares, uniformes, além de ver com antecedência a sala onde o filho vai estudar. Se a criança vai mudar de escola, iniciar a educação infantil ou o ensino fundamental, é importante que ela tenha a oportunidade de conhecer a escola alguns dias antes”, orienta a psicóloga.
Ao acompanhar o aluno no primeiro dia de aula, também é preciso manter as emoções sob controle. “A gente pede para os pais que não façam despedidas dramáticas. Há algumas mães que choram ao deixar os filhos e isso faz com que a criança se sinta insegura. Ela acredita que não está num lugar legal e ainda há o medo da separação”, explica Maria Eduarda.
Quando se trata de alunos mais novos, caso dos matriculados em Centros de Educação Infantil (CEIs), que ainda não têm discernimento sobre o tempo que passarão longe dos pais, a psicóloga recomenda situar a criança sobre o horário da volta para casa. “Se a criança for estudar pela manhã, por exemplo, os pais podem dizer que vão buscá-la na hora do almoço. Assim, quando sentir fome ou mesmo perguntar para a professora se está na hora do almoço, ela vai se localizar”, finaliza.
Especial Jornal Gazeta