Entre secretarias, fundações e departamentos, a metade do primeiro escalão da Administração Municipal de Içara é formada por mulheres. Essa é uma situação peculiar em relação a gestões passadas e também em comparação com outras cidades. Entre as 12 pastas, seis são comandadas por mulheres, que chefiam ainda outros setores da prefeitura.
No comando da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, está Jaqueline dos Santos. Ela até o ano passado respondia pela pasta da Educação, que segue sendo chefiada por uma mulher: Gerusa Bolsoni. Outra secretaria que conta com uma mulher à frente dos trabalhos é a Saúde, através de Lucimara Ferreira.
Já a Fundação do Meio Ambiente (Fundai) é presidida por Maria Tereza Chagas, a Bá. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) conta com a coordenação de Karoline Calegari. E a lista é completada pela primeira-dama, Ceneli Gastaldon, responsável pelo Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI).
“Estou muito contente com esta composição que o secretariado tem. Metade é formado pelo gênero feminino e outra metade pelo gênero masculino. Isso dá um equilíbrio ao primeiro escalão, aos trabalhos da Administração Municipal, e reflete bem como é formada a sociedade içarense”, entende o prefeito Murialdo Gastaldon.
Também em cargos de chefia no alto escalão do Executivo estão Doris Iolanda, responsável pelo setor de Administração, e Marli de Fáveri, que responde pelo setor de Articulação Estadual e Nacional.
Especial Jornal Gazeta