“Mas o que os outros vão pensar? ”, esse pensamento já passou pela sua cabeça?
Sempre que isso ocorrer, questione a si mesmo: “Isso realmente importa para mim?”, se a resposta for positiva, prossiga!
Por mais que tentamos negar, nos preocupamos com a opinião dos outros. Seja na vida profissional, na relação pessoal ou até mesmo em um evento. Mesmo que seja pouco é comum as pessoas se preocuparem com o que os outros pensem a seu respeito. E não tem nada de errado. Afinal vivemos em sociedade e nos constituíamos a partir de nossas relações.
O problema é quando esta preocupação com o que vão pensar se torna tão intensa que nos faz perder oportunidades, limita relacionamentos e nos deixa inseguros. A contínua preocupação não permite que uma pessoa possa realizar o que gostaria, impedindo de atingir seus objetivos e desejos.
Uma das características de quem se preocupa com a opinião alheia em excesso é querer agradar todo mundo. Se você sempre se adapta aos desejos dos outros, nunca conhecerá os seus próprios e, provavelmente, irá se afastar cada vez mais do que verdadeiramente lhe faz feliz. Por isso, saber dizer NÃO é importante! A partir do momento em você impõe limites, você ensina ao outro como lhe tratar.
Quem irá sofrer por se importar demasiadamente é você mesmo. A principal consequência é se tornar um tipo de pessoa que não toma posição nenhuma sobre nada nunca, e fica ali ocupando espaço em um dos lugares mais lotados do mundo: em cima do muro.
Aceite que você não pode controlar o que as outras pessoas pensam. Todos somos diferentes e pensamos de maneiras diferentes. Nem todos estão olhando para você ou falando de você. Concentre-se em viver os momentos!
Mariana Tramontin
Psicóloga Clínica CRP 12/17310
Atendimentos em Criciúma e Içara. Telefone para contato (48) 9.9961-5458.