quarta-feira, 17 abril, 2024
Ultimas noticias

Vigilância Epidemiológica de Içara intensifica combate à dengue

Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira, dia 8, agentes iniciarão um Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira)

Em Içara, o ano começa com a Vigilância Epidemiológica intensificando o combate à dengue. O órgão dará início na próxima segunda-feira, dia 8, ao Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira), visitando imóveis de todos os bairros do município. O objetivo é identificar a quantidade de focos do mosquito transmissor da doença e direcionar as estratégias de combate.

“O Lira serve para fazermos um controle mais rápido dos focos, o que vai permitir o conhecimento por amostragem da quantidade de imóveis com a presença do transmissor da dengue, o aedes aegpty. Nós temos o mapeamento de todos os bairros. Através de um sorteio dos locais, faremos uma amostragem de 20% do município, para constatarmos se há larvas, eliminarmos os criadouros, e verificarmos a incidência de focos”, detalha a agente de endemias da Vigilância Epidemiológica de Içara, Silvia Pereira da Rocha.

De acordo com o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler, é fundamental que os moradores colaborem, sendo solícitos ao receberem os agentes que irão vistoriar a parte externa dos imóveis. Ao se depararem com focos com larvas, as coletas serão enviadas ao laboratório que determinará se há – ou não – a presença do Aedes Aegypti no local.

“O último levantamento apontou 86 focos do mosquito no município, o que nos faz ficar em alerta. Nunca é tarde para relembrarmos como a população pode nos ajudar no combate à dengue. Elimine qualquer tipo de água parada dentro de casa. Essa é uma responsabilidade que precisa ser cumprida por todos”, enfatiza.

É válido relembrar que, atualmente, não há casos de dengue registrados em Içara. Denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 156, ou pelo WhatsApp 98865-9466. Já orientações de prevenção, e dúvidas a respeito de sintomas, podem ser obtidas com a Vigilância Epidemiológica, no número 3431-3577.

Colaboração: Prefeitura de Içara/Comunicação 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis