Nesta segunda-feira, dia 20, inicia a contagem regressiva para a inauguração da Via Rápida, uma das principais obras de infraestrutura edificadas na Região Carbonífera nos últimos anos. Faltarão, então, 30 dias para a liberação oficial o novo trajeto de ligação de Criciúma com a BR-101, tendo a maior parte de seu trecho pela zona rural de Içara.
“Lá atrás colocamos 20 de dezembro como o dia da inauguração da Via Rápida e assim segue. Acreditamos que, diante de todo o esforço feito até agora e também com tudo que está programado para acontecer, vamos entregar esta importante obra para a comunidade na data marcada”, comenta o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro.
Ele, inclusive, participou na manhã dessa sexta-feira de uma vistoria ao longo de toda a via para verificar de perto o andamento dos trabalhos. Na reta final das obras, os esforços se concentram em concluir a sinalização e a jardinagem.
O principal gargalo na construção localizou-se na comunidade de Poço Oito, tanto que hoje é a região que apresenta o maior atraso. Naquela comunidade, há a ligação com a BR-101, portanto a necessidade de autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para as intervenções sobre a área de domínio da rodovia federal.
“O que está sendo feito ali é o que chamamos de trevo universal. É uma grande obra, com quatro alças, dois viadutos e tudo isso sem criar qualquer conflito. O motorista poderá vir de qualquer lugar e ir para qualquer outro sem a existência de semáforo. É um trabalho que realmente demorou e ainda demanda de algum tempo, mas vai trazer um impacto muito positivo”, avalia Vampiro.
Especial Jornal Gazeta

















