A abertura do ano legislativo da Câmara Municipal de Içara ocorreu nesta segunda-feira (02), conduzido pelo presidente Duca Zata (PL), após nove dias como prefeito interino da cidade. Esse ano com novos vereadores no Plenário, sendo os suplentes Paulo Silveira (PSD) e Anadírio Martins, cadeirante (PL). Zata iniciou os trabalhos informando alteração na nominata de vereadores, com isso designando o vereador Anadírio Martins para ocupar as vagas na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e na Comissão de Finanças, Orçamento e Contas. Já o vereador Paulo Silveira ocupará as vagas na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e na Comissão de Serviços Públicos.
Na primeira sessão ordinária de 2026 a pauta contou com 31 indicações, uma moção, um requerimento e um projeto de lei. Aprovado em primeira votação e por unanimidade, o projeto de lei PE/02/2026, que autoriza o município criar o Bolsa Fono, para concessão de bolsas integrais a estudantes içarenses do curso de graduação em Fonoaudiologia. Conforme o presidente Duca Zata, em sua passagem frente ao Poder Executivo elaborou com o apoio dos servidores o texto, devido a necessidade desse profissional na cidade e região, sendo um projeto pioneiro na Amrec. “A gente correu contra o tempo porque restam apenas 20 dias para matricular esses 10 novos alunos do curso de graduação que a UNESC vai ofertar”, comentou Zata. Ele informou que antes o curso mais próximo era em Florianópolis. “Sabemos que daqui cinco anos as pessoas vão se formar, possivelmente serão três novas turmas, porque tem uma demanda bem grande”.
“Serão 10 içarenses que residem no município há mais de 5 anos, na sua primeira graduação, todo custeado pelo município. Em contrapartida depois de formados eles contribuirão com 12 horas semanais de serviço durante dois anos, é um projeto pensando no futuro da cidade”, concluiu Zata. O edital desse projeto será disponibilizado pela prefeitura nas redes sociais após a conclusão legal. Na oportunidade o espaço destinado ao horário político foi utilizado por todos os parlamentares. Nesta terça-feira ocorre mais uma sessão ordinária, com a presença da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara, utilizando o horário político.



















