Visando esclarecer e orientar os jovens na busca pelo primeiro emprego, seus desafios na procura por uma oportunidade, onde a maioria não possui qualificação necessária para inserção no mercado de trabalho, foi proposto a implantação do “Projeto Orientação Profissional”, de iniciativa da vereadora Silvia Mendes.
Conforme o anteprojeto a intenção é criar a semana da orientação profissional para o primeiro emprego, nas escolas públicas municipais de Içara, a ser realizada, anualmente, no mês de outubro. Com realização de atividades destinadas a orientação profissional dos alunos, devidamente matriculados no 9°ano do Ensino Fundamental.
As atividades a serem desenvolvidos consistirão em exposições durante as aulas, palestras, entrevistas, discussões em grupos e demais recursos didáticos disponíveis. Informando aos estudantes quais as principais profissões existentes no mercado de trabalho no município e seus requisitos para ingresso; Esclarecer aos estudantes a respeito das atribuições e tarefas das principais profissões existentes; Apresentar e esclarecer dúvidas acerca da Lei 10.097/2000, conhecida como Lei de Aprendizagem.
“A Secretaria Municipal de Educação poderá, em parcerias com empresas privadas e públicas, ONGs e outras entidades escolares, convidar profissionais de várias áreas para proferirem palestras, realizar atividades pedagógicas em conjunto com os professores, alunos e demais participantes”; explicou Mendes. A vereadora acrescentou que a inserção do jovem no mercado de trabalho é um ponto a ser levado em consideração, pois as atuais condições e oportunidades ainda são limitadas.
Colaboração: André Dal Pont/Câmara Municipal de Içara