Quantas coisas você realiza no seu dia a dia no modo automático? Muitas vezes, as pessoas concluem as atividades sem nem lembrar de como as fizeram — como, por exemplo, chegar a um local dirigindo. Uma pesquisa realizada em 2022 pela revista científica canadense Journal of Bone and Joint Surgery revelou que 18% dos acidentes de carro no mundo são causados por desatenção ao volante. E que tal pensar em exemplos mais simples, que afetam aqueles que você ama? Onde estavam seus pensamentos enquanto seu filho contava como foi o dia dele na escola?
A modernidade trouxe muitos ganhos, mas fez perder coisas simples e essenciais, como a calma. Tudo ficou mais rápido, e a impaciência também aumentou. As pessoas se conectam com quem está longe, mas se desconectam de quem está perto. Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de casos de ansiedade no mundo: mais de 18 milhões de brasileiros sofrem desse transtorno, representando cerca de 9,3% da população. Pensando nisso, a Unimed Criciúma lançou uma campanha para resgatar aspectos fundamentais da vida: a calma, a tranquilidade e a harmonia.
“Está em nossas mãos mudar essa história. A campanha da Unimed Criciúma foi promovida para que as pessoas parem um pouco, desacelerem e tenham uma rotina mais tranquila, valorizando as coisas simples da vida. Isso inclui dar atenção aos filhos, cuidar dos relacionamentos, visitar familiares, ligar para amigos e, acima de tudo, manter a calma. Se algumas pessoas adotarem essas rotinas, elas podem influenciar outras, criando assim uma corrente de calma, que é o objetivo da campanha”, destaca o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.
Em uma grande ação no estádio Heriberto Hulse (HH), em Criciúma, a Unimed lançou a campanha “Vai com calma, a vida é uma” durante a partida entre Tigre e São Paulo, nesse sábado, dia 26. Antes de entrar no Majestoso para assistir ao duelo, os torcedores receberam adesivos verdes, com a orientação de colá-los nas lanternas dos celulares e acendê-los no momento indicado.
Ao final do primeiro tempo, o placar mostrava 1 a 0 para o Criciúma. A arquibancada estava lotada, e a aflição dos torcedores era evidente durante o intervalo. As luzes do estádio foram apagadas, e, nos telões, começou a ser exibido o vídeo da campanha, acompanhado pela música “Paciência”, do cantor Lenine. Nesse momento, uma onda verde das lanternas dos celulares se espalhou pelo HH.
O objetivo da ação é criar um movimento na cidade e na região, incentivando as pessoas a desacelerar e valorizar as coisas simples da vida. Quando as pessoas perdem a calma, deixam de viver mais do que imaginam; se afastam das experiências essenciais que realmente importam. Nos próximos meses, a campanha será veiculada em programas de televisão, rádios, portais e outdoors estrategicamente posicionados em pontos dos municípios da região Sul de Santa Catarina. Entre nessa campanha com a Unimed Criciúma e incentive a calma, pois a vida é uma.