sábado, 12 julho, 2025
Ultimas noticias

Vacina contra meningite ACWY passa a ser aplicada em crianças de 12 meses em Santa Catarina

Foto: Nilton Alves

Por Alexandra Cavaler

 

Começou nesta terça-feira, 1º de julho, em todo o estado de Santa Catarina, a aplicação da vacina meningocócica ACWY como dose de reforço em crianças de 12 meses. A medida foi adotada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para ampliar a proteção contra formas graves da doença meningocócica, que pode ser causada pelos sorogrupos A, C, W e Y da bactéria meningococo.

Com a mudança, o novo esquema vacinal infantil passa a incluir duas doses da vacina meningocócica C (conjugada) aos três e cinco meses de idade, seguidas por uma dose de reforço com a vacina ACWY aos 12 meses. A aplicação da vacina ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos segue mantida. Segundo Denise Becker Feliciano Silveira, coordenadora de imunização da Regional de Saúde/Criciúma. “A vacina contra a meningite oferecida a crianças em Santa Catarina passa por uma mudança a partir deste mês de julho. “A principal alteração é a ampliação da proteção no reforço aplicado aos 12 meses de idade. Até então, as crianças recebiam a vacina meningocócica C (conjugada), que protege contra o sorogrupo C da bactéria causadora da meningite. Agora, no lugar dessa dose de reforço, será aplicada a vacina meningocócica ACWY, que amplia a cobertura contra outros três sorogrupos: A, W e Y”, explicou.

Denise ainda ressalta que a vacina ACWY já fazia parte do calendário vacinal para adolescentes entre 11 e 14 anos. “Com essa mudança, passa também a ser utilizada no reforço das crianças de um ano. O esquema vacinal permanece com duas doses da vacina meningocócica C (conjugada), aplicadas aos três e cinco meses. A novidade é que, aos 12 meses, em vez de repetir a mesma vacina, será aplicada a ACWY, proporcionando uma proteção mais ampla contra diferentes tipos da bactéria meningococo”, disse a coordenadora de imunização esclarecendo: “A mudança não representa a introdução de uma nova vacina no calendário nacional, mas sim uma atualização do esquema já existente, com foco em ampliar a cobertura imunológica na infância. A vacina ACWY protege contra mais sorotipos da bactéria, oferecendo maior eficácia na prevenção da meningite meningocócica”.

 

Município da Região carbonífera recebem mais doses

Os municípios da região da Região Carbonífera, ainda de acordo com Denise, já começaram a receber os lotes atualizados da vacina. Inclusive, o Estado já contava com um quantitativo para atender adolescentes, mas, com a inclusão das crianças de 12 meses, houve a ampliação da distribuição para garantir cobertura adequada.

“Crianças que já completaram o esquema anterior com a vacina meningocócica C, incluindo o reforço, são consideradas imunizadas. Já aquelas que ainda não tomaram o reforço aos 12 meses poderão receber a dose da ACWY até os quatro anos de idade. A vacinação segue disponível gratuitamente nas unidades de saúde”, enfatizou Denise Silveira.

 

A doença

A meningite meningocócica é uma doença grave, de rápida evolução, que pode causar morte ou sequelas. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, sonolência e manchas roxas na pele. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. A atualização faz parte da estratégia nacional de combate às meningites, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde estabelecidas para vigorar até 2030.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente mais de 20 tipos de vacinas que protegem contra doenças como poliomielite, sarampo, coqueluche, meningite, febre amarela, HPV, influenza e COVID-19.

“A imunização é uma das estratégias mais eficazes e seguras para prevenir surtos, internações e mortes causadas por doenças infecciosas. Além da proteção individual, as vacinas contribuem para a imunidade coletiva, protegendo inclusive pessoas que não podem ser vacinadas, como imunossuprimidos”, destaca Arieli Fialho, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

 

Colaboração: Jornal Tribuna de Notícias

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis