A primeira colheita do parreiral de uva Goethe cultivado no Parque Municipal será realizada neste sábado, dia 17, a partir das 9 horas, em Urussanga. A Vindima do Parque é aberta ao público que deseja acompanhar e ter uma vivência educativa sobre a produção da uva Goethe. O evento é promovido pelo Governo Municipal, em parceria com o Rotary Club de Urussanga e a Epagri, e integra as iniciativas de valorização da vitivinicultura.
O parreiral no Parque enaltece o plantio da uva Goethe, reconhecida recentemente com a Denominação de Origem (DO), título que destaca a autenticidade e a qualidade da produção local. As uvas colhidas durante a Vindima vão ser destinadas à produção de um microlote especial de vinho, que receberá rótulo exclusivo e será lançado oficialmente durante a Festa do Vinho 2026.
Para a prefeita de Urussanga, Stela de Agostin Talamini, fomentar o cultivo da uva Goethe é estratégico para preservar a identidade do município e estimular o desenvolvimento. “A uva Goethe representa a nossa história e agora, com a Denominação de Origem, ganhou ainda mais relevância. Incentivar o plantio é o nosso dever para fortalecer a agricultura, valorizar os produtores e manter viva uma tradição que é símbolo de Urussanga”, ressalta.
A secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Vanessa Lopes, destaca a importância da realização da Vindima no Parque. “Essa primeira colheita de uva Goethe no Parque é um marco histórico. Além das uvas que vão ser colhidas, estamos falando de um trabalho coletivo que une a cultura, turismo e agricultura, e também aproxima a população dessa tradição regional”, disse.
Após a Vindima, será servido um almoço por adesão na sede do Rotary Club de Urussanga, no próprio Parque Municipal. O prato típico terá valor de R$ 40, com cardápio à base de costelinha de porco, salame na grelha, polenta brustolada, salada e farofa. Informações e reservas podem ser feitas pelo telefone (48) 99918-9386.



















