O Hospital Unimed Criciúma (HUC) deu um importante passo na assistência neonatal ao inaugurar, nesta semana, a nova estrutura da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo). Com espaço ampliado, mais leitos e melhorias no ambiente, a unidade oferece atendimento especializado aos recém-nascidos que necessitam de cuidados intensivos.
Inaugurada em junho de 2020, a UTI Neonatal do HUC agora conta com 10 incubadoras, distribuídas em uma área de 320 m². A nova estrutura inclui salão principal, posto de enfermagem, sala de acolhimento aos pais, quarto de isolamento e um espaço reservado para a instalação de novos leitos.
“A ampliação foi pensada, principalmente, para melhorar ainda mais o conforto dos bebês e dos familiares que vêm visitar. Sabemos que é um momento muito importante, e queremos, além de oferecer o melhor serviço hospitalar, que as pessoas se sintam acolhidas e cuidadas aqui. Além disso, também ampliamos nosso espaço para receber mais leitos de internação”, destaca o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.
A ambientação também recebeu atenção especial, com uma proposta acolhedora e lúdica. Elementos como nuvens e uma “Árvore da Vida”, pintada em uma das paredes principais, simbolizam o crescimento, a força e a superação, trazendo leveza e significado ao ambiente hospitalar.
Estrutura e equipe especializada
A UTI Neonatal do Hospital Unimed Criciúma conta com tecnologia de ponta e uma equipe multiprofissional qualificada. O time está preparado para lidar com diferentes complexidades do cuidado neonatal, oferecendo suporte seguro e eficiente aos prematuros e aos bebês que enfrentam complicações logo após o nascimento.
Os profissionais participam frequentemente de capacitações voltadas ao aprimoramento das práticas assistenciais. Entre os temas abordados nos últimos treinamentos, estiveram novas técnicas de ventilação, cuidados centrados na família e o manuseio humanizado dos recém-nascidos.
Além de toda a infraestrutura moderna, o HUC entende que o cuidado vai além da técnica, ele também está no olhar, na escuta e no acolhimento às famílias. “Nossa equipe é altamente qualificada e passou por treinamentos para estar preparada para essa nova fase, aprendendo novas técnicas e métodos de atuação no setor. O objetivo é garantir excelência técnica e o cuidado humanizado, essencial nesse momento tão delicado para as famílias”, reforça o presidente.