Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Içara estão de portas abertas neste sábado, dia 13, para o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza. A ação acontece até às 17h, sendo necessário apresentar a carteirinha de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste ano, a campanha ocorre em apenas uma etapa para todos os grupos prioritários: Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; Trabalhadores de Saúde; Gestantes Puérpera (mulheres na quarentena); Professores; Pessoas com 60 anos ou mais; Profissionais das forças de segurança e salvamento; Portadores de doenças crônicas; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte coletivo.
“É importante que a população aproveite a oportunidade para tomar a vacina contra a gripe. Já estamos no período de sazonalidade da doença e, em breve, o tempo deve ficar mais frio, aumentando ainda mais a transmissão do vírus, por isso é imprescindível que a população mais vulnerável, que é aquela dos grupos prioritários, esteja protegida para evitar casos graves, hospitalizações e mortes pela doença”, frisa o secretário de Saúde de Içara, Gustavo de Jesus.
A vacina contra a Influenza oferecida na rede pública é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus gripais em circulação no Brasil, que são o Influenza A (H1N1), o Influenza A (H3N2) e o vírus Influenza B. A Secretaria ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Colaboração: Decom PMI