Alunos das escolas das regiões de Criciúma, Araranguá e Lages poderão se inscrever no projeto Ciência da Velocidade até o dia 25 de agosto. A iniciativa, promovida pelos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais da Unesc em parceria com a Uniplac, visa revolucionar a forma como os estudantes do Ensino Médio percebem e interagem com as ciências e a engenharia. Inspirado no programa internacional F1 nas Escolas, o projeto proporcionará experiência educacional única e imersiva.
“A edição de 2024 incluirá atividades individuais e em grupos, estabelecidas para cada etapa da competição. Serão ações online e presenciais, com etapas classificatórias, que ocorrerão nas cidades sede, sendo que a final será realizada presencialmente em Criciúma”, explica o coordenador do projeto, Felipe Zanette da Silveira.
O projeto Ciência da Velocidade é uma competição do tipo olimpíada científica destinada a alunos do Ensino Médio com a intenção de desenvolver e construir carrinhos de pequeno porte, movidos a gás comprimido, que competirão entre si em uma pista de velocidade.
A ideia que iniciou no ano passado como um projeto de Extensão da Unesc, foi submetida e aprovada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto conta ainda com o apoio da empresa Hiper Freios.
O edital e demais informações sobre o projeto podem ser conferidas por meio do site: www.velociencia.com.br.
colaboração e foto: Agecom/Unesc
Agecom – Agência de Comunicação Unesc