Palestra e roda de conversa envolveram estudantes no Auditório Ruy Hülse
A 19ª edição da Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc iniciou com alto astral em palestra que envolveu a todos os presentes em reflexões sobre a incessante busca pela felicidade. O evento, realizado na noite desta segunda-feira (3/06) no Auditório Ruy Hülse, contou com a palestra da professora Amanda Luiz Maciel, seguida de Roda de Conversa.
“Felicidade como estratégia de bem viver: sua vida profissional e pessoal em equilíbrio”: essa foi a temática norteadora da abordagem da palestrante da noite, que levou ao público dados científicos que comprovam a relevância de alguns caminhos para ser feliz.
Informações e provocações à plateia em torno de assuntos como espiritualidade, contato com a natureza, propósitos de vida, exercícios físicos e práticas do bem ao outro foram ouvidas com atenção por acadêmicos de diferentes cursos.
“Em incontáveis estudos realizados em todo mundo dois fatores têm sido apontados como aqueles que proporcionam felicidade duradoura: fortes laços afetivos com amigos e familiares, o amor que damos e recebemos”, pontuou, acrescentando ainda a importância da sensação de significado à vida, a crença em algo superior a si mesmo, derivado de religião, da espiritualidade ou da profunda filosofia de vida.
Para a professora Flávia Riggo, mediadora da noite e membro da Comissão Meio Ambiente e Valores Humanos, as reflexões em torno das temáticas são de extrema importância até para que a sociedade consiga entender o papel de cada um para um ambiente feliz. “Assim como saúde não é ausência de doença, meio ambiente não é só a natureza, mas sim todo o ambiente de vida. Relacionar a felicidade, o bem-estar, com o meio ambiente faz parte daquilo que a Comissão busca ao realizar encontros semanais para discussão desses assuntos no âmbito acadêmico”, destacou.
Comissão atuante
A atuação da Comissão da Universidade, para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, tem sido intensa, especialmente em 2023, quando foi formulado uma nova Política de Meio Ambiente e Valores Humanos da Instituição.
“Agradeço, em nome de toda a reitoria, pela dedicação de cada um de vocês nessa pauta, que nos é tão emergente. É preciso que haja um despertar para uma nova consciência sobre as questões ambientais de uma forma mais ampla e sistêmica. É preciso despertar para a consciência sobre o ser e o estar nessa plenitude. Qual é o meu papel como ser humano e a minha responsabilidade sobre o uso dos recursos e a qualidade do ambiente de vida? ”, indagou.
A temática, conforme Gisele, muitas vezes não é a que mais atrai os ouvidos, pois requer de cada um o compromisso com a forma como lidamos a respeito sobre tudo aquilo que está a nossa disposição e convida à reflexão sobre a governança de recursos, tempo, prioridades e vida.
“É preciso parar e observar sobre o nosso compromisso como cidadãos e cidadãs. E isso também inclui a forma como eu lido com os meus projetos de vida, meu projeto de felicidade. Esta é uma semana para despertar a consciência. Que não sejamos reativos, mas proativos. A proatividade está junto daquele que é consciente da realidade. Que possamos olhar pra nós mesmos e percebermos qual é o nosso compromisso enquanto cidadãos nesse estágio da vida: não para o amanhã, mas para hoje!”, acrescentou a pró-reitora.
Após a abordagem de Amanda, foram convidados ao debate os professores Joverson Rogério Costa Reichow, Patrícia de Aguiar Amaral e Cristina Rossa Pereira, que contribuíram, cada qual com sua área de estudo, com pontos de vista diferenciados sobre a busca pela felicidade em paralelo à responsabilidade com o meio ambiente e tudo o que ele significa.
Programação segue até quarta-feira
Nesta terça-feira (4/06) a 19ª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos contará com o oferecimento de Práticas Integrativas e Complementarem em Saúde (PICS), das 13h30 às 17h30, no Bloco da Reitoria.
À noite, a partir das 19h, será realizada uma Mesa Redonda sob comando do ProFor Águas Unesc com a temática “Gestão e governança adaptativa climática: a experiência do ProFor Águas Unesc e o papel dos comitês de Bacias Hidrográficas”.
O encontro será realizado no Auditório Edson Rodrigues, com entrada aberta ao público.
Na quarta-feira (5/06), sob comando do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, será apresentado um podcast, por meio da Unesc TV, sobre O papel e a importância da Polícia Militar Ambiental na Defesa do Meio Ambiente”.
Colaboração: Agecom