quinta-feira, 28 novembro, 2024
Ultimas noticias

Transformando sua casa em um ambiente com harmonia

A psicologia das cores é um dos principais assuntos quando se trata de decoração de interiores. As cores possuem grande influência sob nosso cérebro, podendo nos levar a ter certas sensações e sentimentos de acordo com a cor que está ao nosso redor.
Com certeza você já ouviu rotularem dias nublados como feios ou tristes e os dias ensolarados como aconchegantes e alegres. Já deve ter visto algum ambiente com muito branco que não te deixou confortável, mas também, já viu algo com muitos tons coloridos e fortes que te forçaram os olhos. Sem falar dos ambientes pretos que logo te remetem á tristeza ou a algo sombrio.

É desta forma que atuam as cores na nossa mente, mesmo sem perceber, a partir delas criamos impressões de ambientes e situações. Se formos seguir o famoso ditado “a primeira impressão é a que fica” com certeza você vai querer deixar suas visitas com a melhor impressão possível de sua casa não é mesmo? Então preste muita atenção no efeito que cada cor pode nos causar.

Branco: Considerado uma cor neutra, o branco é o curinga de qualquer decoração. Nos trás uma ideia de limpeza, organização e pureza. Entretanto, se utilizado em excesso deixa o ambiente “pálido” e vazio. Deve ser sempre colocado com outras cores mais vibrantes que vão deixar o ambiente mais harmônico.

Preto: O preto está sendo utilizado cada vez mais na decoração, transmite sofisticação, masculinidade e imponência. Seguindo o mesmo conceito do branco, se utilizado de forma exagerada pode transformar sua casa em um ambiente deprimente e negativo. Por esse motivo é importante pensar bem de acordo com o tamanho do seu espaço o tanto de preto que ele merece e pode receber.

Verde: A cor da natureza, frescor, símbolo de crescimento e vida. Suas tonalidades claras nos trazem calmaria, já seus tons escuros nos transmitem energia. Ideal para ambientes de espera, varandas ou, se for o caso, um espaço para meditação.

Azul: Uma das mais belas cores, nos remete ao mar, leveza, tranquilidade e harmonia. Essa cor é ideal para ambientes que pedem por tranquilidade e intimidade. É mais indicado para papéis de parede, roupa de cama e objetos, uma vez que, se utilizado em grande quantidade nos remete a angústia e sonolência.

Alaranjado: Sucesso, alegria e criatividade. Uma cor quente que tem alto poder estimulante em nosso cérebro, nos abre o apetite não só para alimentação mas também para conversar. Desta forma, é ideal para ambientes que necessitam de envolvimento, conversa e entretenimento. Não é aconselhado para dormitórios ou ambientes que pedem por descanso, pode causar estress e muito diálogo.

Amarelo: A cor da luminosidade, otimismo e da comunicação. Expressa muita alegria e nos mantém em alerta. É indicado para ambientes escuros se tornando uma espécie de luz e também para ambientes de estudos, ou que requerem atenção.

Vermelho: Adorado por muitos nas escolhas dos móveis ou tons de parede. Uma cor quente que significa paixão e agressividade, estimula nosso sistema nervoso podendo nos levar da alegria intensa à irritabilidade. É importante saber que todo cuidado é pouco ao utilizar esse tom. Pode ser usado em locais onde não se tem grande permanência pois pode enjoar rápido, nos dormitórios trás a ideia do romantismo e sensualidade.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis