Mesmo após a derrota de domingo, para o Bahia, fora de casa, o Criciúma segue em posição confortável na luta contra o rebaixamento. Os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atualizaram as probabilidades de queda para a Série B e o Tigre tem apenas 18.3% de chance de jogar a Segunda Divisão em 2025. Ou seja, são 81,7% de probabilidade de permanência.
A vitória contra o Grêmio, em Porto Alegre, deixou o time em posição bastante favorável e o revés em Salvador não prejudicou tanto a situação. A partida de quinta-feira, às 19 horas, contra o Atlético-GO tem caráter de decisão para que o clube atinja o primeiro objetivo na competição: a permanência para o ano que vem.
O técnico Cláudio Tencati evita colocar pressão na equipe, mas sabe da necessidade do triunfo contra os goianos.“Futebol você quer ganhar sempre e tem que ganhar sempre. Quando se coloca a palavra ‘obrigação’, carrega cargas a mais e desnecessárias. A equipe sabe que tem que ganhar, mas sabe que vai enfrentar uma equipe que é ‘franco-atiradora’ neste momento da competição. O Atlético está sem pressão. Até porque, eles estão em uma situação difícil”, destaca o comandante carvoeiro.
Para Tencati, os adversários dificultarão a partida de quinta-feira, que necessitará de um Criciúma competitivo em campo. “Eu não diria que estão rebaixados matematicamente, ainda, mas difícil. Então, vão ser ‘franco-atiradores’: o que colherem, está bom. Se, daqui a pouco, der certo uma reação, melhor para eles. Foi isso que eles fizeram, dificultando para alguns adversários, em jogos passados. Temos que estar atentos aos nossos processos: o que temos que fazer para ganhar do Atlético. Temos que ser produtivos e competitivos como fomos contra o Athlético-PR e o Grêmio”, comenta.
Colaboração: jornal Tribuna de Notícias / Tiago Monte