O primeiro escalão da Administração Municipal de Içara terá uma baixa neste final de ano. O secretário municipal de Administração, Tiago Fogaça está deixando o cargo. A ideia é de que siga exercendo a função somente até o próximo dia 31. “Pretendo ficar até o último dia do ano. Quero fechar este ano no Paço e iniciar o próximo no meu escritório de advocacia. Mas, pode ser que eu ainda fique até meados de janeiro, se o prefeito necessitar, época que acaba o recesso forense”, comenta o secretário.
Fogaça ocupa a função desde maio de 2014. Ele enfatiza que já chegou a cogitar a saída ainda no primeiro semestre deste ano, porém devido a alguns projetos que vinha finalizando na Prefeitura, optou por manter-se na Administração Municipal. “Estou sobrecarregado. Pretendo voltar ao escritório, fazer o quê eu fazia antes: atender os meus clientes e dar a eles sempre o melhor atendimento”, destaca.
Ele ainda pontua que após um ano e sete meses a frente da secretaria, deve procurar no próximo ano por novos desafios. “Nunca fui uma pessoa acomodada. Sempre busquei por novos objetivos e corri atrás disso. Se você ficar sempre no mesmo lugar, isso te acomoda. Você precisa de uma oxigenação”, coloca.
Embora esteja deixando a Administração Municipal, o advogado garante que teve inúmeros aprendizados. “Essa participação foi muito além daquilo que eu imaginava. Aprendi muito. A cada dia você aprende algo. Foi de grande valia, seja para minha vida pessoal, quanto para a profissional. Levarei o aprendizado para toda a vida”, coloca.
Ele ainda comenta sobre a necessidade de as pessoas sentirem esse desafio de estarem no setor público. “É uma verdadeira escola. Você cresce na dificuldade. Por mais que você faça, não é suficiente, então você tem que dar o melhor de si todos os dias. Quem tiver a oportunidade de trabalhar no órgão público, em especial no Município, em que os recursos são escassos, deveria aproveitar a oportunidade”, declara.
Embora esteja de saída, ele garante que se houver oportunidade poderá retornar. “Quem sabe um dia eu possa voltar. Fiz muitos amigos e sempre trabalhei com amor a minha cidade. Vou agora cuidar do que é meu, e dos meus sonhos, mas quem sabe futuramente, se houver nova oportunidade possa voltar para a Administração Municipal”, comenta.
Conquistas
Nesses um ano e sete meses a frente a Secretaria Municipal de Administração, Fogaça garante algumas conquistas. Entre elas a realização do Concurso Público e o Processo Seletivo, leilão de veículos inservíveis, o início da regularização de alguns prédios públicos, a redução do número de funcionários, economia com as publicações que passaram ser no Diário Eletrônico do município, implantação da telefonia Voip, melhorias no cemitério Municipal e na capela mortuária como a colocação de ar-condicionado.
“Essas são para mim as que mais me marcaram, mas tiveram vários outros trabalhos desempenhados que são importantes para a cidade”, destaca o secretário municipal. “Minha parte eu já fiz, como cidadão, agora vamos deixar para que outra pessoa possa também deixar o seu trabalho a frente da secretaria”, acrescenta.
Agradecimentos
Para poder executar um bom trabalho dentro de uma Administração Municipal, é necessária a colaboração de vários setores. E, Fogaça garante que isso teve de sobra neste período que está ocupando a secretaria. “O prefeito e o vice-prefeito foram pessoas muito parceiras durante este tempo, sempre confiaram em mim, acreditaram no meu potencial o quê me ajudou a desempenhar ainda melhor o trabalho. Só tenho elogios e agradecimento a eles. O presidente do meu partido, Gentil da Luz, e Adilton Tramontin por também ter apoiado meu trabalho. Aos secretários municipais, ao sindicato (Sindserpi), Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil, e demais entidades do município meus agradecimentos”, comenta.
Fogaça ainda acrescenta. “Não posso deixar de destacar a colaboração indistinta dos vereadores e principalmente da equipe da Secretaria de Administração que virou minha segunda família, e agradecer aos contribuintes que souberam entender os acertos e nossas dificuldades”, destaca Fogaça.
“Quero que fique”
O prefeito Murialdo Gastaldon, destacou que está ciente do desejo de saída de Tiago Fogaça das atividades na Administração Municipal. Entretanto, segundo ele, antes da saída ainda haverá pedido para que esta mudança no primeiro escalão do secretariado não se concretize.
“Vou pedir para que ele siga na Secretaria de Administração. Já faz um tempo que ele vem falando e recentemente me falou que somente ficaria até no fim do ano. Mas não quero que ele saia e vou fazer esse pedido a ele. O Tiago é uma pessoa que se dedica muito ao trabalho e sabe executar essa atividade”, coloca Murialdo.
Especial Jornal Gazeta