Os 69 textos produzidos durante a Olimpíada de Língua Portuguesa foram utilizados na criação da obra literária “O ontem e o hoje do lugar onde vivo”, lançada na noite de terça-feira, dia 9, no auditório da Cooperaliança.
O aluno da Escola Hercílio Seafin, Alexandre Sartor Teixeira, foi um dos cinco estudantes premiados na etapa municipal com o poema ‘Meu bairro, meu paraíso’. “Aprendi muito participando da Olimpíada. Quando a professora falou que meu poema foi um dos escolhidos fiquei surpreso e muito feliz. E agora, ver o texto publicado em um livro é um grande presente”, coloca. Os outros quatro textos escolhidos pela comissão julgadora também estão publicados no livro.
“Incentivar a prática da leitura e da escrita é um compromisso da equipe da educação e do Governo Municipal. Esta produção é importantíssima, pois nesta obra está o trabalho e o talento de nossos alunos que escreveram belos textos sob a orientação dos mediadores, seus professores”, coloca o secretário de Educação, Antonio de Mello.
“Hoje as crianças e adolescentes estão muito ligadas à TV e à internet e ver estes jovens escrevendo, adquirindo o prazer da leitura nos enche de satisfação. Afinal, o que aprendemos ninguém nos tira”, destaca o prefeito em exercício, Laudelino Calegari. “Estamos emocionados e agradecidos pela iniciativa do governo em fazer com que os textos produzidos virassem esta bela obra. Meu filho devora um livro por semana e esta oportunidade vai lhe dar ainda mais estímulo para continuar lendo”, completa Onírio Medrames, pai de Marcos Vinicius, estudante da escola Ignácio João Monteiro.
O evento contou com apresentação do grupo da etnia polonesa da Escola Maria Barcelos Puzinski. Já a foto que ilustra a capa do livro é do fotógrafo içarense Bruno Neka Dal Pont.
Colaboração: Imprensa PMI