Presentes nas unidades de saúde, bem como em eventos e palestras promovidos pelo poder público, a equipe da Secretaria de Saúde de Içara também disponibiliza testes rápidos. A facilidade na hora do exame e resultados que saem rapidamente ajudam as pessoas a descobrirem diferentes tipos de infecções, como HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
De acordo com a psicóloga do Programa DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Samira Abdenur, o procedimento é realizado em dez minutos. “Com a descoberta precoce, é possível fazer o tratamento, curar ou impedir a transmissão. Para isso, deve-se procurar o atendimento”, explicou.
O programa assiste aproximadamente 500 pacientes. Após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para atendimento no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). “Alguns pacientes resistem ao tratamento por conta do preconceito e rejeição social, mas é importante procurar atendimento para que consigamos ajuda-los”, completou Samira.
Uma equipe multiprofissional colabora com os atendimentos, entre infectologistas, farmacêutica, psicóloga, nutricionista, enfermeira, e técnicas em enfermagem. O programa atende HIV, hepatites, tuberculose e hanseníase.
Colaboração: Giovane Marcelino/Imprensa PMI