A temporada esportiva de Balneário Rincão já teve início, mas um dos campeonatos mais tradicionais disputados nas areias da orla rinconense ainda não começou. Os primeiros jogos serão realizados apenas no primeiro fim de semana de janeiro, entretanto, o Praião de Futebol 2018 promete ter um diferencial.
Isso porque o evento chega à sua edição de número 50. “Vai ser uma edição muito especial realmente, afinal são 50 anos de disputas, o que comprova o sucesso da competição. E pelo que estamos sabendo, as equipes estão se preparando fortemente para a disputa”, afirma o coordenador de eventos do departamento de Turismo, Cultura e Esporte, Luiz Fernando Casagrande.
Para valorizar ainda mais a realização, a organização do evento vem preparando também situações especiais para a arena que receberá os confrontos da competição regional.
Ela é instalada na própria orla, na região central. “Teremos uma arena bonita, diferenciada, com muito mais organização. É um campeonato muito tradicional”, justifica o coordenador.
Neste ano, a competição adulta terá divisão única, ao contrário de temporadas anteriores, quando houve a Série B. Desta forma, manteve-se a participação de 12 equipes, de várias cidades da região, na luta pela taça de campeão. Entretanto, desta vez, também deve acontecer a briga por título na divisão Sub-17.
Na disputa principal, será mantido o formato tradicional do evento. Ou seja, as equipes foram divididas em duas chaves, com a distribruição conforme o desempenho na edição anterior.
Durante a primeira fase, os confrontos acontecem em turno único entre as chaves, totalizando seis rodadas. Os oito melhores times, independente de composição, avançam à fase final, que acontecerá no formato eliminatório, até que o grande campeão seja conhecido. Os primeiros jogos do campeonato estão marcados para ocorrerem no dia 6 de janeiro.
Especial Jornal Gazeta