Temperatura acima da média no mês de agosto

Julho e agosto são meses conhecidos historicamente pelo frio na região Sul do Estado. Porém, neste inverno a situação é outra e o forte calor tem predominado, sobretudo no período da tarde. Foi assim ao longo do último mês, que contou com apenas alguns dias com temperaturas típicas da época. E a previsão é de que em agosto, embora o calor amenize, a média continue acima dos padrões.

“Realmente julho foi um mês totalmente atípico, diferente de tudo que vinha sendo registrado ao longo desses últimos anos. E para analisar isso, basta pegar a média histórica. Em Içara, a média histórica do mês é 14,3°C, mas nesse período de 30 dias, este ano a média ficou em 16,6°C. Uma diferença de 2,3°C na média é algo muito considerável e preocupante, em especial para a agricultura”, aponta o climatologista do Epagri/Ciram, Márcio Sônego.

Para quem gosta de frio, ou pelo menos quer que o período tenha temperaturas normais para a época do ano, o fim desta semana pode ser considerado bom. “Agosto começa quente, mas a partir de quinta-feira, dia 4, então dá uma esfriada. Na região de Içara, a temperatura a partir de quinta, e durante alguns dias, não deve superar a casa dos 21°C, sendo noites geladas e o dia ameno”, informa o climatologista.

Entretanto, esta é uma situação que será de apenas alguns dias. A tendência é que o mês finalize com temperaturas acima da média histórica, que é de 15,3°C. “Pelo que vemos na previsão, é que agosto será um mês mais fresco que julho, no entanto, a princípio os indicadores são que se tenha uma média maior que a média histórica que há na região. Este é o cenário de momento”, relata Sônego.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis