Iniciativa busca uma análise detalhada dos prejuízos causados pela estiagem no município.
Içara está recebendo nesta quinta-feira, dia 24, a visita dos técnicos da Defesa Civil do estado para analisarem os prejuízos provocados pela estiagem. Anderson Martins Cardoso, é coordenador regional da Defesa Civil da Amesc, enquanto Rodrigo Bonaldo Rafael é coordenador da Amurel. Após conversa com a prefeita Dalvania Cardoso, representante da Secretaria de Agricultura e da Defesa Civil municipal, foram sugeridas ações para o enfrentamento à seca, e iniciada a verificação nas comunidades a fim de analisar, vistoriar e orientar o governo de Içara sobre como fornecer o suporte necessário ao agricultor neste momento difícil.
Na última sexta-feira, dia 18, foi publicado o decreto municipal de situação de emergência por conta da estiagem. Além dos prejuízos que aumentam a cada dia na lavoura, também falta água para consumo humano em diversas comunidades do interior. Segundo levantamento da Epagri, os prejuízos que já somam mais de R$ 21,2 milhões.
“Estamos com problemas de estiagem desde dezembro do ano passado. A visita da Defesa Civil estadual veio em boa hora, precisamos deste apoio, de uma análise técnica nas propriedades, visto que o agricultor está com um prejuízo gigantesco. Estamos distribuindo água por meio de caminhões pipa com a ajuda do exército, mas ainda não dá conta da demanda, precisamos de mais ajuda”, disse a prefeita Dalvania Cardoso.
Colaboração: Decom PMI