Ao entrar no Salão Paroquial São Donato, na 3ª Expofai, os visitantes se deparam com uma imensa cortina feita de fuxicos. A base para as peças são Cd´s que seriam descartados, mas que viraram decoração após passarem pelas mãos das mães dos 47 Clubes de Içara. A terceira edição do evento que tem como tema central a sustentabilidade iniciou na terça-feira, dia 30, e reúne trabalhos dos Clubes do Município, com artesanatos feitos a partir de jornais, filtros de café, garrafas de vidro e pet.
De acordo com a presidente da FAI, Ceneli Freitas Gastaldon, a Expofai nasceu com o intuito de que todas as frequentadoras conhecessem os trabalhos produzidos nos bairros e comunidades vizinhas. “Eu não tenho dúvidas de que essa edição será um sucesso. Temos reciclagem de máquinas de lavar antigas que viraram poltronas, mesinha de centro construída a partir de jornais, tapete de retalhos e até árvore de Natal. Muitos dos trabalhos expostos têm esse viés”, destacou.
Integração
“O processo de construção das peças, vai muito além do que está exposto. É uma dedicação extra, tempo de trabalho, são as amizades que vocês vão construindo ao longo do tempo, laços permanentes. Parabéns a todas as mães que se empenharam em apresentar peças tão belas à população,” destacou a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda Fabiana do Amaral.
A abertura do evento também contou com a apresentação do coral infantil juvenil, idealizado pela primeira dama Ceneli, sob a regência do maestro Reinaldo Hoepers. Na terça-feira, o evento iniciou às 9h com encerramento às 17h. São inúmeras peças, como tapetes, souplast, trilhos, sapatos, bonecas, porta-joias, para exposição e venda.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI