Com o aumento dos casos de obesidade no Brasil e no mundo, a cirurgia bariátrica tem se tornado uma opção cada vez mais comum para aqueles que buscam uma solução eficaz para a obesidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o Brasil realizou mais de 105 mil cirurgias bariátricas em 2022, consolidando-se como um dos países líderes nesse tipo de procedimento.
Pensando em oportunizar informações relevantes sobre a importância da suplementação vitamínica para o paciente bariátrico e os perigos da disbiose intestinal, a Unesc, em parceria com a Supera Farma, organizará o 1º Encontro de Saúde. O evento, aberto a pacientes, profissionais e estudantes da área da saúde, acontecerá no dia 29 de agosto de 2024, a partir das 18h30, no auditório Ruy Hulse da Universidade, e conta com o apoio da Drogaria Gabrielly.
Segundo a egressa do curso de Farmácia, Gabrielly Ricken, e membro da comissão organizadora do evento, o principal objetivo do encontro é disseminar informações de qualidade, com embasamento científico, para profissionais de saúde, estudantes e pacientes. “Queremos que todos se inscrevam e participem. Este é um evento gratuito e surgiu de uma necessidade identificada no mercado”, comenta ela, que também é paciente bariátrica.
“Depois da pandemia do Coronavírus, em 2020, muitos pacientes entraram para a obesidade e encontraram na bariátrica uma solução para a doença. Isso fez com que houvesse uma explosão nesse procedimento. Hoje, inclusive, Criciúma é um polo para quem busca essa alternativa de tratamento, e por isso é tão importante debater esse assunto aqui, num lugar que ele se destaca”, observou Gabrielly.
“Infelizmente, não temos tempo suficiente para fazer todos os cursos e especializações que o mercado exige, e por isso pensamos em criar o projeto. Trazer informações de qualidade para que o profissional possa pôr em prática já no dia seguinte na sua área de atuação. A bariátrica, por exemplo, exige vários cuidados especiais, mas nem todo profissional está pronto para lidar com elas. E é aí que entra o nosso evento, como uma solução e atualização”, complementou ela.
Desafios
Apesar dos benefícios significativos da cirurgia bariátrica, como a perda substancial de peso e a melhora de comorbidades associadas à obesidade, os pacientes enfrentam desafios pós-operatórios que requerem atenção contínua e acompanhamento multiprofissional. Um dos principais desafios é a deficiência de vitaminas e minerais, que pode ocorrer devido à redução da absorção de nutrientes causada pela alteração anatômica do sistema digestivo.
Um estudo publicado no “World Journal of Gastroenterology” mostrou que até 50% dos pacientes que passaram por cirurgia bariátrica podem desenvolver disbiose intestinal. Essa condição não apenas compromete a absorção de nutrientes, mas também pode afetar o sistema imunológico e a saúde mental dos pacientes.
O encontro contará com duas palestras principais. A primeira delas será sobre Importância da Suplementação Vitamínica para o Paciente Bariátrico, ministrada pela nutricionista Mariely Barcelos, que trará uma abordagem detalhada sobre a necessidade de suplementação após a cirurgia bariátrica, esclarecendo mitos e verdades em torno do tema.
A outra palestra terá como discussão Os Perigos da Disbiose Intestinal com a nutricionista Cris Copetti que discutirá sobre as complicações que a disbiose intestinal pode causar, destacando a importância de um equilíbrio saudável no microbioma intestinal. Além das palestras, haverá relatos de pacientes bariátricos, que compartilharão suas experiências e desafios enfrentados após a cirurgia.
Inscrições Abertas
As inscrições para o 1º Encontro de Saúde já estão abertas e são gratuitas.Interessados podem acessar o link: https://doity.com.br/
Colaboração: Agecom/Unesc
Fotos: Arquivo/Jornada