A Administração Municipal de Criciúma, por meio da Superintendência da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), deve realizar uma operação de fiscalização de motocicletas com escapamento irregular nessa sexta-feira (11), das 18h às 23h.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece como irregulares as motocicletas que possuem uma alteração conhecida como “escapamento aberto” ou “descarga livre”, que contribui para o aumento da poluição sonora no trânsito. A condução de automóveis com essa modificação é considerada infração grave, com multa no valor de R$195,23.
De acordo com o diretor da DTT, Frank Bez Fontana, fiscalizações como essa serão feitas regularmente ao longo do ano, visando trazer mais segurança e eficiência para o trânsito de Criciúma. “Para além de coibir práticas irregulares, também queremos conscientizar os motoristas sobre a importância de seguir o que a Lei e o Código de Trânsito Brasileiro determinam”, esclarece o diretor.
O município possui cerca de 31 mil motocicletas cadastradas e, na primeira ação de fiscalização realizada em 2025, a Diretoria de Trânsito e Transportes abordou 200 motociclistas, sendo que destes, 35 tiveram seu veículo apreendido por apresentarem irregularidades. “O que motiva essas ações é a grande quantidade de reclamações e denúncias feitas pelos moradores em relação ao barulho que essas motos irregulares transmitem, principalmente no horário da noite”, conta o superintendente de trânsito, Edno Dutra.
Ações da Superintendência de Trânsito
Em 2025, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), através da Superintendência de Trânsito, pretende intensificar as operações de fiscalização nas principais vias de Criciúma, além de conscientizar os motoristas sobre irregularidades e infrações, com o objetivo de trazer mais segurança ao trânsito, prevenir acidentes e melhorar a mobilidade urbana.
O cidadão pode entrar em contato com a Superintendência de Trânsito pelo número (48) 999510469 para esclarecer dúvidas e obter outras informações.
Colaboração: Decom PMC