Falou em circuito brasileiro de skate, o STU National, difícil não o associar logo a Criciúma. Com as pistas do Parque Altair Guidi inauguradas em outubro de 2020 a cidade passou a abraçar e a acolher os principais skatistas brasileiros em 2021 – ano, inclusive, em que o esporte estreou em Jogos Olímpicos. Nesta semana, de 22 a 24 de março, já receberá a competição pelo quarto ano consecutivo.
“É uma honra para nossa cidade sediar pela quarta vez consecutiva um evento como o STU National. Nós viabilizamos investimento de quase R$ 1,5 milhão para a construção do Skate Park, com uma das melhores pistas da América Latina e de destaque internacional. Desde 2021 colhemos os frutos, fazendo com que o município respire skate e receba grandes nomes da modalidade e eventos dessa magnitude”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O espaço praticamente se tornou um dos points mais procurados pelos jovens criciumenses, grudado ao Parque Centenário. É muito comum ver o local sempre lotado e com praticantes de todas as idades, principalmente à noite. O skate não só entrou de vez no cotidiano como se tornou um dos esportes mais populares da cidade.
Martinho Mrotskoski Neto, presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, vibra com o projeto. “Com a grande procura que passamos a ter, principalmente por muitos jovens, incluímos a modalidade no nosso programa social +Esporte +Futuro, democratizando ainda mais o ensino e a prática à população. Não temos a menor dúvida de que, com esses incentivos, teremos grandes talentos criciumenses no cenário nacional do skate em um futuro próximo. Muito bom ter essa parceria com o STU por mais um ano”, salienta.
Pode-se dizer que alguns skatistas, em especial, já se sentem em casa em Criciúma. Um deles, Augusto Akio, o Japinha, da modalidade Park, único nome do circuito a subir nos três pódios do STU National desde 2021. Naquele ano, ficou em segundo lugar, repetindo o resultado em 2022 e, enfim, sendo campeão em 2023. Mas apenas duas atletas têm no currículo dois títulos por lá: no Street, Rayssa Leal (2021 e 2022) e, no Park, Dora Varella (2021 e 2023).
Entrada gratuita
A etapa de Criciúma terá entrada gratuita e os ingressos já estão disponíveis para retirada no site da Sympla (www.sympla.com.br/evento/stu-
Colaboração: Assessoria de Imprensa do STU National 2024
Foto: Divulgação/STU Nacional