domingo, 28 abril, 2024
Ultimas noticias

Setembro Verde e a prevenção ao câncer de intestino

Sejam bem-vindos!

Daremos hoje pontapé inicial no blog sobre medicina cirúrgica e afim, tentando levantar temas de nosso cotidiano. Um breve resumo de minha história: sou natural de Içara/SC, médico formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, com especialidade em cirurgia geral e videolaparoscopia, realizando uma diversidade de procedimentos principalmente no Hospital São Donato em Içara e Hospital Regional de Araranguá.

Como recém passamos do mês de setembro, vale ressaltar a prevenção nacional para câncer de intestino (setembro verde):

Quais as causas? Obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta rica em carne vermelha, idade acima de 50 anos, histórico de pólipos e câncer colorretal (pessoal ou familiar), diabetes tipo 2 e doenças inflamatórias intestinais. Geralmente o câncer do intestino origina-se de um pólipo, mas essa pequena verruga na mucosa do intestino leva, em média, 10 a 15 anos para se tornar maligna.

Como detectar? Entre eles estão a colonoscopia, a retossigmoidoscopia flexível, o sangue oculto nas fezes e o toque retal. Cada um tem sua eficácia e devem ser adequados a cada caso.

Quando fazer a colonoscopia? Recomenda-se a partir dos 50 anos, tanto para homens quanto para mulheres. Em casos como história familiar para tal doença, recomenda-se a partir dos 40 anos, ou até antes.

Como evitar? A boa notícia é que bons hábitos de saúde ajudam a prevenir o câncer de intestino. A recomendação é ingerir diariamente fibras, frutas, verduras e peixes de duas a três vezes por semana. Deve-se evitar a ingestão exagerada de álcool e alimentos gordurosos, carne vermelha e embutidos. Praticar atividade física regular e não fumar também são necessários.

Tenho a doença, o que fazer? Na maioria das vezes o tratamento do câncer colorretal é realizado por meio de cirurgia. Dependendo do grau de desenvolvimento do tumor, podem ser necessárias quimioterapia, radioterapia e a colocação de um estoma, que consiste na exteriorização de um segmento do intestino, fixado à parede do abdome, para a saída de fezes, que serão coletadas em uma bolsa plástica acoplada ao local.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis