O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) comemora nesta segunda-feira, dia 23, os 50 anos de fundação de sua mantenedora, a Fundação Educacional Barriga Verde (Febave). Para marcar a data, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizará, às 19h, uma sessão especial no Plenário Deputado Osni Régis, em Florianópolis.
Mais de 120 pessoas, entre acadêmicos, colaboradores e professores da instituição, além de autoridades locais, devem sair às 14h de Orleans para participar da cerimônia. A sessão será transmitida ao vivo no canal do YouTube da @assembleiasc.
“São 50 anos de uma instituição cada vez mais sólida aqui em Orleans, que atende toda a região das encostas da serra. Convidamos todos a acompanhar essa homenagem, que é um reconhecimento para todos nós”, disse o reitor Guilherme Valente de Souza.
Eventos comemorativos
Ao longo de 2024, o Unibave realizou vários eventos com a temática dos 50 anos. Entre eles, a participação nos estandes da Feira e Exposição Agropecuária de Braço do Norte (Feagro), da Feira AgroPonte e da Feira PET, ambas em Criciúma. Camisetas e brindes foram confeccionados para marcar a data, e o Desfile Cívico de 7 de setembro também teve os 50 anos como tema central.
História
Por iniciativa do Padre João Leonir Dall’Alba, com o apoio do então prefeito Francisco Zomer e do vice-prefeito Edgard Zomer, a Febave foi fundada em 1974. A criação da Febave foi aprovada pelo Legislativo Municipal em 16 de setembro de 1974, sendo sancionada pela Lei Municipal nº 491, de 23 de setembro do mesmo ano.
A Febave é mantenedora do Unibave, do Colégio Unibave, do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), das Esculturas do Paredão e do Hospital Veterinário Unibave (HVU). Neste dia 23 de setembro, além dos 50 anos da Febave, comemoram-se 36 anos do Colégio Unibave e 26 anos do Unibave.
Ao todo, são quase 2 mil alunos, desde o infantil até o terceirão do Colégio Unibave, além dos alunos de graduação e pós-graduação. São 15.516,56 m² de estrutura física, com laboratórios de ensino e pesquisa, biblioteca, Centro de Documentação Histórica, Casa da Cidadania, Clínica de Psicologia, Fazenda Experimental, Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), Hospital Veterinário Unibave (HVU), Centro de Educação Técnica do Unibave (Cetec) e a Incubadora Inventa.
Atualmente, são oferecidos 16 cursos de graduação, sete cursos técnicos, além do programa Jovem Aprendiz, cursos livres, de qualificação profissional e de pós-graduação.