Nesta quarta-feira, 18, inicia oficialmente a Semana Nacional de Trânsito em todo o país. Anualmente, ela é celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme previsão no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Desta forma, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv), e também pelos demais Comandos Regionais de Polícia Militar, irá desenvolver ações específicas de fiscalização e prevenção em todas as regiões do estado.
Ao longo do ano, mas com maior ênfase neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito intensificam protocolos e medidas estratégicas pontuais, sempre com o propósito de tornar as vias mais seguras.
Nesta quarta-feira, 18, inicia oficialmente a Semana Nacional de Trânsito em todo o país. Anualmente, ela é celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme previsão no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Simultaneamente a este período, ocorre também a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro, no dia 22 de setembro. O objetivo da semana é promover a reflexão sobre a forma como as pessoas se deslocam nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar social.
Tema
Com o tema Paz no trânsito começa por você, a mensagem educativa deste ano visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito, mobilizando a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro.
As principais ações da Semana Nacional de Trânsito estão alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), destacando a proteção dos mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e a sustentabilidade. “Essas serão as bases para as atividades promovidas ao longo da semana. E lembramos também, que em nossas ações iremos reforçar a ideia de que sempre haverá alguém lhe aguardando, em seus deslocamentos”, comentou o coordenador dos programas educativos do CPMRv, major Maurício Abílio dos Santos.