Este sábado, dia 21, será diferente para 1.148 estudantes da região, que enfrentarão a segunda prova da oitava edição do Prêmio Acic de Matemática, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
Participam da premiação alunos do quinto ao nono ano de 141 escolas municipais e estaduais de 12 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Maracajá, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
As provas serão aplicadas pela manhã para os estudantes dos sétimo, oitavo e nono anos, enquanto os alunos do quinto e do sexto ano farão a avaliação no período da tarde. Com seis questões discursivas, o conteúdo das provas é alinhado às competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Matemática.
“Seguimos o regulamento em todas as etapas para dar os encaminhamentos às dúvidas das escolas e pais. Por isso, acreditamos que o processo ocorrerá de forma tranquila neste sábado. Estamos com a equipe de apoio, salas e provas organizadas. Desejamos a todos os estudantes que aproveitem esse momento para demonstrar o seu potencial em Matemática”, enaltece a coordenadora do Prêmio Acic de Matemática, professora Marlene Pires.
A coordenadora também ressalta a importância da participação familiar durante o concurso. “A Acic sempre incentiva o envolvimento da família nesses eventos, acreditando que a parceria entre escola e família é essencial para o bom desempenho dos alunos. Os pais e familiares estão convidados a acompanhar a prova na sede da Acic”, destaca.
O presidente da Acic, Valcir José Zanette, reforça o compromisso da entidade com a educação. “Entendemos que a qualidade educacional é um dos pilares para a competitividade das empresas e o desenvolvimento das pessoas. Por isso, a Acic investe e busca parceiros para mobilizar ações que elevem a qualidade da formação das crianças e jovens da nossa região”, salienta.
Divulgação dos finalistas e premiação
A divulgação dos finalistas do Prêmio Acic de Matemática está programada para 31 de outubro.
Os vencedores da premiação receberão medalhas de ouro, prata e bronze e mais certificados. As escolas e professores também receberão certificados de Honra ao Mérito. O evento de premiação está previsto para 19 de novembro, na Acic.