Secretariado de Balneário Rincão tem alterações

O mandato dos prefeitos eleitos em 2016 está chegando à metade e, assim, as Administrações Municipais passam por reestruturação. Esse movimento já começou em Balneário Rincão, com o prefeito Jairo Custódio promovendo mudanças no primeiro escalão do Executivo. Desde o início do governo, o número de secretarias no Rincão foi reduzido, com o próprio prefeito acumulando a Secretaria de Obras e o vice-prefeito, Luiz Laurindo, respondendo também pela Secretaria de Saúde. A partir de 2019, a tendência é de que cada pasta tenha seu respectivo secretário.

Uma das alterações já efetivada foi a titularidade da Secretaria de Educação. Ocupada desde janeiro de 2017 por Adroaldo Faraco, que também respondia pela Assistência Social, a pasta agora está sob o comando da gestora Lidiane Lessa. Faraco destaca as conquistas alcançadas enquanto esteve à frente da pasta. “Nesse período, conseguimos criar os Jogos Escolares de Balneário Rincão, além do plano de carreira do magistério, que não existia e está na reta final e depende apenas de alguns números finais”, afirma.

Medidas para conter gastos também fizeram parte da gestão. “Focamos os esforços na capacitação dos servidores, ao mesmo tempo em que economizamos aproximadamente R$ 200 mil, pois os treinamentos preconizados pelo Ministério da Educação foram realizados de forma interna. Também reduzimos custos em outras áreas”, salienta.

Obras

Ele explica que os recursos foram aplicados em obras. “Teremos, a partir de janeiro, a primeira creche que atenderá crianças de zero a três anos. Junto com o prefeito, que não mede esforços, encaminhamos verbas e recursos em Brasília e Florianópolis, para construção de salas de aula. Quando assumimos a pasta, havia crianças tendo aula em casas alugadas e até em tendas, o que gerava muito perigo”, relembra.

Faraco comemora ainda o crescimento no número de vagas ofertadas na rede municipal de ensino. “Hoje, tudo está corrigido e com mais 200 vagas, alcançando, em 2019, 670 alunos no ensino fundamental”, enaltece. A partir do próximo ano também começam a ser implantados os anos finais do ensino fundamental, até então disponíveis apenas em escolas da rede estadual. Na Assistência Social, o saldo também é positivo, na avaliação de Faraco. “Nossa principal conquista foi o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no Jardim Millenium”, comenta, frisando a dedicação a ações de promoção à cidadania.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis