quinta-feira, 28 março, 2024
Ultimas noticias

Descartados os casos suspeitos de varíola do macaco em Santa Catarina

Em nota a A Secretaria de Estado da Saúde informa que foram descartados os dois casos suspeitos de Monkeypox envolvendo residentes de Santa Catarina. Tratavam-se de uma mulher de 27 anos residente em Dionísio Cerqueira e um homem de 28 anos residente em Blumenau.

Ambos os casos tiveram amostras coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) para realização de exames para diagnóstico diferencial, e encaminhamento ao laboratório de referência para o diagnóstico da doença, o Instituto Adolfo Lutz/SP (IAL – SP). No IAL – SP, identificou-se em ambos os casos a presença do vírus causador da varicela (catapora), descartando-se assim a suspeita inicial para Monkeypox.

Importante informar que, diante do caso suspeito, foram adotadas imediatamente todas medidas de vigilância, prevenção e controle por parte das Secretarias Municipais de Saúde de Dionísio Cerqueira e Blumenau, acompanhadas pelas respectivas Gerências Regionais de Saúde e pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS Estadual/SC), seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Com o descarte, no momento nenhum caso suspeito de Monkeypox segue em acompanhamento em Santa Catarina.

Colaboração: Nucom DIVE

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis