Entre os projetos da prefeitura de Içara para 2018, está a implantação do Condomínio Empresarial Luiz Henrique da Silveira, e a entrada em operação do Terminal Intermodal, na comunidade de Esperança. E essas duas obras, combinadas a outras já entregues, devem dar impulso à economia do município.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Brígido, devem se estabelecer no condomínio 31 empresas. “Começando a operar, muitas empresas vão querer chegar ali, porque o terminal facilita a exportação dos produtos, pois o trem tem prioridade no porto de Imbituba”, revela Brígido.
Ele considera que isso deve levar também a investimentos na malha viária. “Já temos recursos praticamente assegurados para asfaltar de Esperança até a BR-101”, informa.
Para os empresários, esse conjunto de ações vai pesar positivamente na movimentação econômica do município. “É imprescindível que a prefeitura termine esses projetos, para que Içara consiga crescer em direção à BR-101, visando mais acessos e mobilidades às futuras empresas. Direta ou indiretamente, é a sociedade içarense quem ganha com isso”, avalia o presidente da Associação Empresarial de Içara (ACII), Ramiro Cardoso.
Conforme Paulo Brígido, outra iniciativa será fomentar o setor turístico. “Precisamos aproveitar o turismo religioso ao Santuário (Sagrado Coração de Jesus, em Morro Bonito) para trazer algo novo para a região, como restaurantes, cafés coloniais, pousadas e hotéis”, defende. Nesse sentido, a prefeitura tem programada para junho, em Vila São José, a primeira edição da Agromel, feira de negócios envolvendo a produção rural e a apicultura.
Especial Jornal Gazeta