Evento começa ás 15 horas e terá transmissão pela internet.
O Santuário Sagrado Coração
Misericordioso de Jesus foi o local escolhido para ordenação de mais um bispo
da região. O padre Ângelo Ademir
Mezzari, tem 63 anos, é natural de Forquilhinha, mas atuará na Arquidiocese de
São Paulo.
O monsenhor foi ordenado Bispo pelo Papa Francisco em julho deste ano e deixa a paróquia que atuava, em Baurú- SP, para se unir a outros seis bispos auxiliares da arquidiocese, na capital paulista. “Escolhi o Santuário para realizar essa ordenação porque é um local próximo da minha família, das pessoas que eu conheço há tantos anos. Minha mãe já tem 80 anos, se fosse em São Paulo, dificilmente ela poderia participar. Este é um momento tão importante para mim que pedi para comemorá-lo aqui na minha região de origem”, destaca o padre.
Outro motivo para a escolha pelo Santuário foi o tamanho do local. Segundo o Padre Antônio Vander, reitor do Santuário, há espaço suficiente para realizar o evento respeitando as regras impostas pela pandemia. “Temos espaço para mais de três mil pessoas. Devemos receber cerca de 700 no sábado. Isso significa menos de 30% da capacidade do local. É uma honra poder sediar este momento tão importante. Temos poucas ordenações de bispos e agora, teremos uma no nosso santuário de uma pessoa da nossa região”, comemora.
Devido à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia será realizada com a presença, apenas, dos convidados, clero, e familiares do Monsenhor devidamente identificados. Esles serão acomodados dentro do Santuário, e os demais serão recepcionados do lado de fora do templo, em uma estrutura auxiliar com disposição de cadeiras e sistema de transmissão simultânea.
Quem é o novo Bispo
Padre Ângelo Ademir Mezzari nasceu no dia 2 de abril de 1957, na localidade de Sanga do Engenho, município de Nova Veneza, atualmente Forquilhinha, Santa Catarina. Filho de Antonio Mezzari (já falecido) e Maria Etelvina Ronchi Mezzari, sendo o mais velho de 7 irmãos.
Ingressou em fevereiro de 1969, ainda não completados 12 anos, no Seminário Rogacionista Pio XII, em Criciúma, SC., onde completou os cursos do ensino fundamental e médio. Em 1976 fez um ano obrigatório de serviço militar em Tubarão e Joinville (SC). Fez o noviciado canônico em Bauru, SP., em 1980, e emitiu a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1981. Fez os votos perpétuos no dia 29 de janeiro de 1984, em Criciúma, SC., como membro da Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus.
Fez os estudos para a licenciatura em filosofia (1977-1978) na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, SP., e para o bacharelado em teologia (1981-1984), no Instituto Teológico Pio XI em S. Paulo, SP. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 22 de dezembro de 1984, em Sanga do Engenho (Forquilhinha, SC.), sua terra natal. Atualmente tem 39 anos de vida religiosa e 35 de sacerdócio.
Após a ordenação sacerdotal, continuou seus estudos, obteve o bacharelado em Comunicação Social e Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (1986-1989). Em 2003, obteve o grau de Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de São Paulo, com uma tese sobre “Revelação e Comunicação”.
Na Congregação Rogacionista foi formador nos seminários de filosofia e teologia (1985-1998), atuou na pastoral vocacional, na assistência social, na educação e comunicação e foi Diretor e Redator da Revista Rogate de Animação Vocacional e Diretor Presidente do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV). Foi Conselheiro da Província Rogacionista São Lucas (Brasil, Argentina e Paraguai) por 3 mandatos (1989-1998), Superior Provincial por 2 mandatos (2002-2010) e Superior Geral por 6 anos, em Roma (2010 a 2016).
Na Igreja do Brasil colaborou principalmente no âmbito da pastoral vocacional, em particular, junto à atual Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, da CNBB, entre 1990 e 2010. Participou ativamente da realização dos Congressos Vocacionais do Brasil. Também exerceu os cargos de Diretor Tesoureiro da União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC, 1983 -1988) e, em São Paulo, foi Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS, 2000-2002).
Desde outubro de 2016, na diocese de Bauru, SP., é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Superior da Comunidade Religiosa Rogacionista local, membro do Conselho de Presbíteros, do Colégio de Consultores, Coordenador do Núcleo diocesano da CRB e Professor na Escola de Catequese.
Colaboração: Karol Carvalho