A alta temporada atrai mais pessoas à orla de Balneário Rincão, consequentemente, aumenta a produção de resíduos sólidos durante o verão, e boa parte desse lixo acaba tendo como destino a areia da praia. A fim de evitar isso, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) intensificou os trabalhos de limpeza pública.
Para atender o aumento na demanda, o serviço de coleta foi reforçado e é realizado com mais frequência nesta época. “São três caminhões, mais cinco licitados para a temporada, que passam por oito bairros no município. Em locais com maior fluxo, como o Centro, a coleta ocorre diariamente”, diz o coordenador do Samae, Jorge Dory da Luz.
Houve também a instalação de 140 lixeiras ao longo da orla e, segundo ele, a contribuição de moradores e visitantes está sendo fundamental para manter a cidade limpa. “Em vista dos outros anos, as pessoas estão colaborando e respeitando muito mais. Tem algumas que estão chamando a atenção ‘olha, não joga lixo aí, coloca na lixeira’. Claro que tem aqueles que no sábado e domingo fazem festas e descartam na faixa de areia”, afirma o coordenador.
O órgão também conta com o apoio de máquinas que auxiliam na limpeza da orla. “Temos um trator de apoio. Quando tem dias chuvosos, vem sujeiras da Barra Velha, Arroio, Torneiro. Então passamos com ele arrastando essa sujeira até as dunas, onde uma vez por semana passa um caminhão e recolhe”, explica.
Especial Jornal Gazeta



















