O Samae de Balneário Rincão adquiriu durante esta semana mais um caminhão para a realização da coleta de lixo. A aquisição custou R$ 289 mil, junto com o coletor, com recursos próprios do Samae. O veículo tem capacidade para 15 toneladas e complementa a frota do município.
“Acredito que na primeira quinzena de janeiro o novo caminhão já estará fazendo a coleta. Além dos três caminhões próprios, vamos alugar mais dois para reforçar o trabalho, já que na alta temporada entre os meses de dezembro a março, o descarte de resíduos sólidos aumenta consideravelmente”, afirma o presidente do Samae, Olírio José Lino.
De acordo com o Gerente da Coleta de Lixo, Antônio Carlos Ghisi, a coleta passa de 300 para 900 toneladas. “Todo o lixo é encaminhado para o aterro sanitário, localizado no Poço 8, em Içara”, comenta Ghisi.
Consumo de água no verão pode chegar a 60%
Com a chegada da alta temporada e o aumento do número de habitantes, o consumo de água amplia de 40 a 60%. “De sete mil metros cúbicos por dia no inverno pula para nove mil no verão. No final do ano costumamos trabalhar no limite da capacidade, por isso, conscientizamos a população para que não desperdice. É importante que cada residência tenha uma caixa d’água de reserva para evitar transtornos”, explica o engenheiro químico do Samae, Fabrício Rodrigues de Oliveira.
Colaboração: Imprensa PMBR