Perito Imobiliário: é um profissional com formação nível médio/técnica em
corretagem de imóveis devidamente certificado no CRECI, órgão que regulariza a profissão de corretor, com especialização técnica em Perícia de imóveis e também registro no CNAI (órgão que regulariza todas as profissões de avaliadores).
Um perito pode avaliar seu imóvel num processo de venda, como também em outras situações:
Herança
Verifica se o valor destinado a um herdeiro foi pago corretamente. Auxilia no processo de divisão da mesma e na burocracia.
Divórcio
Verifica se os valores a serem divididos em bens estão corretos. Avaliando os valores dos bens e se os valores estão dentro do acordo do processo.
Ação judicial
Um perito pode ser acionado para avaliar um imóvel, que esteja envolvido num processo judicial. è o profissional mais capacitado para a função, tendo inclusive muitos profissionais trabalhando em escritórios de advocacia.
Avaliar valores de alugueis
O profissional também tem a função de avaliar tanto para o proprietário quanto para quem tem a posse do local, se o valor cobrado pelo uso está correto. Cobrar aluguel é sempre uma dor de cabeça, pois contratando um perito, você evita esse contratempo com seu inquilino.
São muitas as áreas que esse profissional atua, em tempos de vários conflitos, principalmente se tratando de bens imóveis que servem tanto como moradia, quanto para investimento ou poupança; essa é uma profissão que vem para facilitar a vida das pessoas com relação a conflitos imobiliários, agilizando o processo, reduzindo burocracia e evitando maiores conflitos.