A safra de milho em Içara pode apresentar um importante aumento. Pelo menos, esta é a perspectiva apontada por agricultores e também por setores ligados à atividade. A projeção é de registrar um aumento de aproximadamente 12% na produção na cidade, chegando à marca de 17 mil toneladas.
“Vários foram os fatores que contribuíram para que a produção de milho desta virada de ano fosse boa. A gente ainda não tem a dimensão real de como fechou esta safra, mas acreditamos que possa ter um incremento na casa dos 12%, ficando Içara na média que está o estado de Santa Catarina”, comenta o engenheiro agrônomo da Epagri, Saimon Zeferino.
A perspectiva é que esta safra feche em aproximadamente 17 mil toneladas de produção e alcance 54 mil toneladas de silagem. Ainda conforme informações da Epagri, há na cidade uma área de plantação de quase 3 mil hectares do grão, com produtividade média de seis toneladas por hectare e de pouco mais de mil hectares de silagem, com produtividade de 40 toneladas por hectare.
“Atualmente, há em Içara 1,7 mil famílias atuando na agricultura e a grande maioria participa da plantação do milho, sendo aproximadamente 1,2 mil famílias. A maioria mescla a cultura do milho com outra produção, algo que é muito importante”, considera o engenheiro agrônomo.
Especial Jornal Gazeta