terça-feira, 16 abril, 2024
Ultimas noticias

Retrospectiva 2023: Polícia Militar prioriza o cuidado com as pessoas, reforça operações e amplia unidades pelo estado

Foto: Divulgação

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por determinação do governador Jorginho Mello e do comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, priorizou o que está determinado no primeiro capítulo do Plano de Comando 360º e no Plano de Governo, que é priorizar o cuidado com as pessoas.

Com o programa Plano de Comando 360º, que institui uma programação das atividades até 2033, a PMSC está trabalhando para atingir um nível de desempenho e eficiência ainda mais elevado. Atualmente a PMSC está no nível 4.0, mas está trabalhando para atingir o nível acima em 2024.
Pensando nas pessoas, em relação à corporação, em 2023 a PMSC não perdeu nenhum de seus policiais em serviço ou em confronto.

Santa Catarina se destacou nacionalmente no quesito Segurança Pública. Isso se deve, principalmente, à integração das Forças de Segurança catarinenses e da visão do Governo em valorizar os investimentos e as demandas apresentadas pelo setor.

Importante destacar os indicadores em Santa Catarina de relevância e sem comparativo no restante do país. No Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, do site My Side – Guia Imóveis (indicador exclusivo leva em conta a taxa de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro) o Estado aparece com 6,9 homicídios, enquanto em comparação no mesmo índice, outros Estados estão a 45% a 60%.

Jaraguá do Sul foi escolhida a cidade mais segura do Brasil, com 2,3 homicídios para cada 100 mil habitantes e Florianópolis é a Capital mais segura do país, com 8,6 homicídios a cada 100 mil habitantes. Por conseqüência, Santa Catarina é o Estado mais seguro do território brasileiro. “Estamos a cada dia e cada mês batendo recorde de apreensões de drogas. O latrocínio caiu em mais de 50% em Santa Catarina, os crimes de furtos e roubos contra a pessoa caíram sensivelmente”, afirma o comandante-geral da PMSC.

A Polícia Militar de Santa Catarina destaca o trabalho preventivo que é feito em todas as cidades. Um trabalho que inicia com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que este ano formou 71.612 alunos. Com a Rede de Proteção da Mulher, a PMSC atendeu em 2023 mais de 30 mil mulheres vítimas de violência doméstica. Até o dia 15 de dezembro houve 702 acionamentos de botão do pânico através do aplicativo PMSC Cidadão.

Operações – Neste período, foram realizadas sete ações Operacionais em todo o Estado com resultados significativos de apreensões, prisões, além do trabalho sócio-educativo realizado, que aumentou e qualificou a presença policial nas comunidades, de forma a dar maior segurança aos catarinenses.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou ao longo deste ano, 407 mil programações operacionais, mais de 10 mil a mais que em 2022. O resultado dessas Operações foi a apreensão de 12 toneladas de maconha e 1,3 tonelada de cocaína, além de outras drogas. Nesse período, foram apreendias 1138 armas, com a prisão de 33.165 adultos e 2.162 menores. Além disso, no total foram 4.571 veículos encontrados, recuperados, apreendidos administrativamente ou por infração penal (incluindo motos, carros e outros).

Equipamentos – Em equipamentos, foram investidos mais de R$ 17 milhões, com a entrega de novos drones, de 105 novas viaturas, 25 fuzis Fire Eagle e um aparelho de Raio-X para identificar o conteúdo interno de objetos quando da análise de possível artefato explosivo (bomba).
Foram inaugurados o novo posto de referência em Chapecó, a nova Base Operacional em São José, o novo Quartel em Alfredo Wagner, foi inaugurada a nova sede da Polícia Militar em São Domingos, dado o início das obras no Grupamento Militar em Rio das Antas e foram inauguradas mais três unidades do Sul do Estado, em Balneário Gaivota, Passo de Torres e Praia Grande.

Novas unidades – Em novembro de 2023 foi inaugurado o 1° Batalhão de Pronta Resposta (BPR) de Santa Catarina, com sede em Joinville. A unidade é especializada no atendimento de ocorrências de alto risco. O BPR é especializado no atendimento de ocorrências de alto risco e é uma barreira repressiva contra os crimes violentos e grupos criminosos que possam agir no norte do Estado, atuando como tropa especializada em 2º nível de resposta, bem como integrar as forças de ajuda humanitária da corporação em caso de calamidades públicas.

Ações Humanitárias – Em relação às fortes chuvas que atingiram Santa Catarina este ano, a Polícia Militar realizou o trabalho de garantia da ordem e, principalmente, de ajuda humanitária. Ao todo foram realizadas 2.232 operações registradas de apoio tanto aos desabrigados em áreas atingidas, quanto dando suporte para o transporte de enfermos e necessitados.

O Governador Jorginho Mello aprovou o lançamento do edital do novo Concurso para Praças e Oficiais. O concurso está disponibilizando 500 vagas para soldados no Quadro de Praças da Polícia Militar (QPPM). Já para o Quadro de Oficiais, serão disponibilizadas 50 vagas. Os certames estão em fase de conclusão dos exames.

A Polícia Militar também abriu processo seletivo para a admissão de voluntários ao Serviço de Auxiliar Temporário da PMSC. Foram disponibilizadas 482 vagas. Os principais critérios de seleção foram as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estar entre os 18 a 23 anos.

Colaboração: Governo do Estado/Comunicação 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis